Principal Últimas Vacinação contra Covid-19 em pessoas com comorbidades inicia nesta sexta-feira (7), em Tubarão
Vacinação contra Covid-19 em pessoas com comorbidades inicia nesta sexta-feira (7), em Tubarão

Vacinação contra Covid-19 em pessoas com comorbidades inicia nesta sexta-feira (7), em Tubarão

0
0

Inicia nesta sexta-feira (7) uma nova fase da vacinação contra a Covid-19, em Tubarão. Desta vez, a parte da população que possui comorbidades receberá o imunizante. A campanha acontecerá em diversas fases, contemplando diferentes grupos. O prefeito Joares Ponticelli, o diretor-presidente da Fundação Municipal da Saúde (FMS) Daisson Trevisol e parte da equipe do setor de imunização da FMS, apresentaram a nova etapa para a imprensa, com transmissão pelo canal da prefeitura no YouTube.

Na fase 1, receberão a imunização pessoas que possuem síndrome de Down, com deficiência cadastrada para receber o Beneficio de Prestação Continuada (BPC), pessoas com doença renal crônica que fazem o tratamento de hemodiálise, pessoas que possuem transplante de órgãos sólidos ou medula óssea, além de gestantes e puérperas. Todos os grupos citados devem ser maiores de 18 anos.

Nesta etapa, é importante ressaltar que a vacinação não será mais centralizada no estacionamento do Farol Shopping, como a etapa anterior. Desta vez, a vacina estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Sala de Vacina Central (Policlínica). Nesta sexta-feira (7), grávidas e puérperas com comorbidades podem se vacinar das 13 às 15 horas.

Para que a vacina seja disponibilizada, é necessário comparecer até as UBS portando um atestado médico, prescrição médica ou exames que comprovem a patologia do paciente (validade de um ano para as prescrições de medicamentos de uso não controlados). Para as puérperas, deve-se comparecer ao local com a certidão de nascimento do recém-nascido. Gestantes devem portar a carteirinha pré-natal ou um laudo médico da gravidez, e pessoas que possuem deficiência permanente devem levar o registro que comprove o beneficio do BPC. Para todos os grupos é necessário comparecer também portando o documento com foto, comprovante de residência e a Carteira Nacional do SUS. Quem não possui o cartão de vacinação pode baixar o aplicativo Conecte SUS e obtê-la virtualmente.

Vale lembrar, que as comorbidades que estão inclusas nesta fase da imunização precisam estar listadas no plano nacional. Em caso de dúvidas sobre a vacinação, a população pode entrar em contato através do e-mail vacinacomorbidadetb@gmail.com.

A apresentação completa pode ser acessada aqui. Em anexo, estão os dados complementares da vacinação.

Confira o áudio do diretor-presidente da FMS, Daisson Trevisol.