Principal GERAL Túnel acabará com alagamentos da rua Padre Dionísio da Cunha Laudth
Túnel acabará com alagamentos da rua Padre Dionísio da Cunha Laudth

Túnel acabará com alagamentos da rua Padre Dionísio da Cunha Laudth

0
0

Um dos trabalhos mais complexos e grandiosos de todo o pacote de revitalização dos acessos de Tubarão, um investimento de R$ 22 milhões, ocorre sob a rua Padre Dionísio da Cunha Laudth, que liga a beira-rio à BR-101, pelos fundos da Unisul e Colégio Dehon. Longe do olhar de motoristas e pedestres, operários retiram a terra manualmente e sem precisar abrir o asfalto para implantar um túnel metálico de 1,80 metro de diâmetro que irá acabar com os alagamentos ao longo da via.

A revitalização do trecho vai custar R$ 4,6 milhões. A nova rua, dois metros mais larga e com faixa adicional para estacionamento, ciclovia e novas calçadas com acessibilidade dos dois lados, terá um mega sistema de drenagem pluvial de 230 metros de extensão. É o chamado “tunnel liner”, uma passagem metálica de formato circular por onde passará toda água da chuva que hoje alaga toda a rua.

O sistema começa nas imediações da esquina do shopping universitário e termina no rio Tubarão, onde a água será despejada. Na parte inicial ele será conectado a um sistema duplo de tubulação de concreto com um metro de diâmetro que se prolonga até as imediações do portão de estacionamento do bloco da Saúde.

O túnel ganha forma por meio da chamada escavação com método não destrutivo. A partir da margem do rio, os operários escavam com ferramentas, retiram a terra com carrinhos de mão e montam as placas metálicas que formam o túnel. A evolução por debaixo da rua é de cinco metros de extensão por dia. Ao fim dos trabalhos cerca de 600 metros cúbicos de terra serão retirados.

Os 230 metros de túnel terão três poços de visita, uma espécie de entrada vertical com tampa para o acesso em caso de necessidade de manutenção. “Essa obra representa a essência do que a população espera de uma administração. Estamos fazendo tudo com responsabilidade agora, colocando sistema de esgoto e drenagem, para não precisarmos no futuro fazer intervenções. É uma obra pronta para as próximas décadas”, afirma o prefeito Joares Ponticelli. A previsão da Sepet, empreiteira responsável pelas obras de revitalização dos acessos, é de que o túnel seja concluído até o próximo mês.

Foto: Marcelo Becker