Principal Últimas Tubarão tem terceira melhor média do Brasil em qualidade de saúde, diz pesquisa
Tubarão tem terceira melhor média do Brasil em qualidade de saúde, diz pesquisa

Tubarão tem terceira melhor média do Brasil em qualidade de saúde, diz pesquisa

0
0

Anunciado nesta quinta-feira (19), o Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Gove, plataforma de inteligência que aumenta a eficiência das finanças municipais, e o Sebrae, analisa a capacidade competitiva das cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes.  São Paulo (SP) é a capital mais competitiva do país, seguida por Florianópolis (SC) e Curitiba (PR), ocupando, respectivamente, a 3ª, a 4ª e a 5ª colocação no ranking geral. 

Todos os municípios foram avaliados a partir de 55 indicadores, distribuídos em 12 pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos municípios brasileiros. No pilar qualidade de saúde, Tubarão aparece com a terceira melhor média do Brasil. A Cidade Azul, segundo o levantamento, apresenta bom desempenho na mortalidade na infância e mortalidade por causas evitáveis (6ª e 20ª colocação, respectivamente). 

De Santa Catarina, apenas o município de São Bento do Sul consta também na lista. O restante das cidades pertencem ao estado de São Paulo: Mogi Mirim, Valinhos e Caieiras. 

O ranking
O Ranking de Competitividade dos Municípios tem como objetivo principal alcançar um entendimento mais profundo e abrangente dos 405 maiores municípios do país, trazendo para o público uma ferramenta simples e objetiva que paute a atuação dos líderes públicos brasileiros na melhoria da competitividade e da gestão pública local. 

Ao mesmo tempo, a pesquisa pode representar também uma ferramenta bastante útil para o setor privado balizar decisões de investimentos produtivos, ao estabelecer critérios de atratividade em bases relativas entre os municípios, de acordo com as especificidades de cada projeto de investimento. “Com o mapeamento conseguimos direcionar de forma mais assertiva o que cada cidade precisa para melhorar sua gestão”, comenta Rodolfo Fiori, cofundador da Gove.

Ranking Competitividade das cidades catarinenses

Fonte: Portal O município

12 pilares temáticos
Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento e Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.