Principal Últimas Tubarão Saneamento fala sobre desperdício e uso responsável de água
Tubarão Saneamento fala sobre desperdício e uso responsável de água

Tubarão Saneamento fala sobre desperdício e uso responsável de água

0
0

A concessionária faz uma reflexão no Dia do Consumo Consciente comemorado nesta quinta-feira

No Dia do Consumo Consciente, comemorado nesta quinta-feira (15), a Tubarão Saneamento, Concessionária responsável pelos serviços públicos de água e esgoto em Tubarão, que atende mais de 100 mil pessoas, traz reflexão sobre consumo consciente e desperdício de água.

Cinco minutos são suficientes para tomar banho e ainda é possível desligar o registro enquanto se ensaboa. A economia gerada com esta atitude, em um mês, numa casa com quatro pessoas, poupa 730 litros de água, o que permite, durante trinta dias, lavar na máquina as roupas dessa moradia.

Ao lavar a louça, primeiro retire os restos de comida dos recipientes, depois, ensaboe toda a louça e só abra a torneira para enxaguar. Se todos agissem dessa forma, no país, a água economizada em um mês, encheria mais de treze milhões de caminhões-pipa.

Uma torneira pingando, desperdiça mais de 970 litros de água, por mês. Considerando que, pelo menos uma torneira em cada residência do país fique pingando por um período de três dias, o volume de água desperdiçada é de 6,2 bilhões de litros.

“O Dia do Consumo Consciente nos chama a atenção para a necessidade de repensarmos tudo aquilo que consumimos, e como o fazemos na nossa rotina. Todos sabem que não se deve desperdiçar, a água é um bem finito, por isso, decidimos relembrar e incentivar pequenas mudanças de hábito, que podem ajudar no combate ao desperdício desse recurso”, explica Lucas Arrosti, diretor da Tubarão Saneamento.

Segundo Relatório de Desenvolvimento Mundial da Água das Nações Unidas de 2020, as mudanças climáticas estão afetando a disponibilidade, qualidade e quantidade da água, tornando-a cada dia mais escassa e impactando negativamente a vida de bilhões de pessoas. 

Para a ONU, a alteração do ciclo da água e o aumento dos períodos de estiagem, provocados pelo aquecimento global, também representam riscos para a produção de energia, segurança alimentar, saúde humana, desenvolvimento econômico e redução da pobreza, comprometendo seriamente o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Diante desse cenário, além de trabalhar pela universalização dos serviços de tratamento de água e esgoto, a Tubarão Saneamento atua para engajar o maior número de pessoas na prática do consumo consciente de água. “Estima-se que apenas 0,26% de água da Terra está disponível para o consumo, concentrando-se em lagos, reservatórios e bacias hidrográficas. A título de comparação, se toda a água existente no planeta coubesse numa garrafa PET de dois litros, apenas três gotas poderiam ser consumidas”, compartilha Lucas.

Em colaboração com o HCNoticias