Principal GERAL Terrenos baldios serão fiscalizados devido ao aumento de casos de Chikungunya
Terrenos baldios serão fiscalizados devido ao aumento de casos de Chikungunya

Terrenos baldios serão fiscalizados devido ao aumento de casos de Chikungunya

0
0

Fiscais da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat) e da secretaria de Urbanismo Mobilidade e Planejamento vão fiscalizar, sempre às sextas-feiras à tarde, os terrenos que precisam de limpeza em Tubarão. Durante a ação, os proprietários serão autuados e terão um prazo para tomarem as providências necessárias. Caso não seja tomada nenhuma medida, o proprietário será multado, conforme determinado por lei.

A ação, que inicia já nesta sexta-feira (23), será possível graças à parceria firmada entre o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Daisson Trevissol, o diretor-presidente da Funat, Júlio César Ângelo Rodrigues e o secretário de Urbanismo Nilton de Campos.

Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde, Gabriela Martins, a medida foi tomada devido ao aumento do número de casos de febre Chikungunya no estado e crescimento dos municípios vizinhos infestados com o mosquito aedes aegypti. “De nada adianta os agentes de endemias fiscalizarem o município, através das armadilhas e pontos estratégicos, se a população não cuida da sua propriedade”, avisa Gabriela.

Com a intensificação da fiscalização, a expectativa é prevenir a proliferação do mosquito que é o responsável por transmitir quatro doenças: dengue, febre chikungunya, zika e febre amarela. Além disso, a limpeza evita o acúmulo de lixo e a proliferação de roedores como o rato, que transmite a leptospirose.

Foto: PMT