Principal GERAL Termina nesta sexta-feira o prazo para obter desconto sobre débitos atrasados de IPVA, ICMS e ITCMD
Termina nesta sexta-feira o prazo para obter desconto sobre débitos atrasados de IPVA, ICMS e ITCMD

Termina nesta sexta-feira o prazo para obter desconto sobre débitos atrasados de IPVA, ICMS e ITCMD

0
0

Atenção contribuintes, encerra nesta sexta-feira, dia 28, o prazo para adesão ao Programa Catarinense de Recuperação Fiscal (Prefis).

Podem participar os contribuintes que estejam com débitos em atraso nos Impostos sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA); sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS); ou de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) .

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Paulo Eli, o prazo não será prorrogado e não haverá outra oportunidade semelhante tão cedo para regularizar a situação com descontos sobre juros e multas. “Não será lançada outra edição nos próximos quatro anos”, alerta.

O Prefis permite aos devedores a quitação das pendências com abatimento de até 90% sobre juros e multas. Podem participar contribuintes com débitos cujos fatos geradores tenham ocorrido até 30 de setembro de 2018, constituídos ou não e inscritos ou não em dívida ativa, inclusive ajuizados.

Somente em relação ao IPVA, existem cerca de R$ 660 milhões em débitos relacionados a mais de 440 mil veículos. A Procuradoria Geral do Estado de Santa Catarina (PGE/SC) é a responsável legal pela cobrança da dívida ativa do Estado. A recomendação da procuradora-chefe da Procuradoria Fiscal da PGE, Elenise Magnus Hendler, é que os contribuintes procurem regularizar a situação até segunda-feira, dia 24, para evitar imprevistos de última hora pelo excesso de procura. “As equipes da Procuradoria e regionais já estão sendo instruídas para o atendimento dos contribuintes que quiserem aproveitar os descontos do Prefis”, salientou.

O secretário municipal de Fazenda, Raphael Bianchini ressalta que mesmo sendo um programa do governo estadual, é importante que o contribuinte tubaronense aproveite a oportunidade, pois 50% do valor pago do débito com o IPVA retorna aos cofres públicos municipais.

Como aderir?

Os acessos para emissão do documento que concedem os benefícios foram desenvolvidos pela equipe técnica do Sistema de Administração Tributária (SAT) da SEF/SC. Os interessados em aderirem o Prefis para quitar dívidas de IPVA podem acessar a aplicação para o pagamento clicando aqui. Já o acesso para os débitos de ICMS é feito pelo Sistema de Administração Tributária (SAT). Por fim, os débitos de ITCMD estão disponíveis na página eletrônica da SEF/SC, com certificado digital.

Dúvidas e mais informações podem ser esclarecidas na Central de Atendimento Fazendária, pelo telefone 0300-645-1515 ou em uma das Gerências Regionais da SEF/SC.