Principal GERAL Sustentabilidade: pranchas de surf serão feitas com bitucas de cigarro
Sustentabilidade: pranchas de surf serão feitas com bitucas de cigarro

Sustentabilidade: pranchas de surf serão feitas com bitucas de cigarro

0
0

Sustentabilidade. Em meio as tragédias ambientais – tanto por causa humana, quanto por natural – alertam que é preciso tomar iniciativas sustentáveis e, principalmente, agir antes que algo ruim aconteça. Uma fábrica de pranchas de Itapirubá é exemplo de prevenção no Litoral Sul de Santa Catarina. Cerca de 30 bituqueiras, feitas de cano de PVC, foram instaladas em diversos pontos do balneário, com objetivo de conscientizar os moradores e turistas que visitam a praia entre Laguna e Imbituba.

Todavia, a ideia de instalar os recipientes que recebem os restos de cigarros despertou o desejo de contribuir mais. O designer de pranchas Andrigo Ladeira Porto Alegre decidiu que não jogaria no lixo as bitucas coletadas e encontrou na internet um destino apaixonante.

“Conheci um projeto, da Califórnia, que usa as bitucas na composição de pranchas de surf. Elas serão feitas de modo tradicional, mas depois criamos uma espécie de tapete com as bitucas e o colocamos em um dos lados das pranchas. A pessoa vai conseguir ver esse material. Além da conscientização, uma das nossas preocupações é fazer com que essas pranchas sejam funcionais. Sabemos que elas serão mais resistentes, e depois poderão ser usadas pela população”, conta Andrigo.


Pra cada prancha, serão usados cerca de 800 gramas de restos de cigarros. Num primeiro momento, as pranchas ficarão em exposição pelo comércio e também na Escolinha de Surf Itapira Norte Sul. Elas poderão ser alugadas por quem quiser testá-las nas ondas de Itapirubá.