Principal SAÚDE Suco, néctar, refresco e suco em pó: qual a diferença?
Suco, néctar, refresco e suco em pó: qual a diferença?

Suco, néctar, refresco e suco em pó: qual a diferença?

0
0

Você sabe qual é a diferença entre suco, néctar, refresco e suco em pó? Já leu a embalagem do seu suco e percebeu que, na verdade, era um refresco de fruta? A grande diferença entre eles está na proporção de fruta e água, e se é ou não permitida a adição de açúcar, corantes e aromatizantes.

Segundo o decreto nº 6.871/2009, o suco é o produto com pelo menos 60% de fruta diluída em água potável. Ele não pode ter aromas  nem corantes artificiais. É permitido adição de açúcar, desde que seja mencionado na embalagem que ele é adoçado. O néctar deve ter no mínimo 40% de fruta diluída em água potável com adição de açúcar.

O refresco, por sua vez, é feito com no mínimo 20% de fruta diluída em água potável, e além de açúcar ele também pode conter corantes e aromatizantes. O suco em pó já nem é suco: o mínimo de fruta que ele tem que ter é 1%, e é feito pela desidratação do suco adoçado. Além de açúcar, aromatizantes e corantes, ele também pode ter alta concentração de sódio.

Muitas vezes é mais prático e  barato optar pelo suco em pó ou refresco, mas eles são produtos ultraprocessados e não são recomendados pelo Guia Alimentar para a População Brasileira (2014), já que comprovadamente trazem malefícios para  a saúde. Se a bebida de fruta é indispensável para você, fique de olho na embalagem e tente optar por suco ou néctar. Se for possível, faça o suco em casa: assim você garante que conhece todos os ingredientes.

Por Laura Volpato
Graduanda do curso de Nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)