Principal REGIÃO Gravatal Saúde realiza ação de prevenção à febre amarela em Gravatal
Saúde realiza ação de prevenção à febre amarela em Gravatal

Saúde realiza ação de prevenção à febre amarela em Gravatal

0
0

A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde de Gravatal, imunizou cerca de 40 pessoas contra febre amarela na manhã do último sábado, dia 13. A vacinação ocorreu em formato drive thru em frente ao Santuário Sagrado Coração de Jesus.

Segundo a secretária de saúde, Maria Calegari, a ação foi necessária devido à morte e confirmação da doença em macacos encontrados em cidades da região da Amurel na última semana. Segundo a Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), o Estado já contabiliza 64 ocorrências da doença em primatas e 15 casos de humanos acometidos pela doença em 2021.

Crianças a partir de 9 meses recebem uma dose com reforço aos 4 anos de idade. De 5 a 59 anos, é necessária apenas uma dose. A febre amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pela picada de mosquitos infectados (Haemagogus e Sabethes), e os principais sintomas são: início abrupto de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas e no corpo, náuseas e vômitos, fraqueza e cansaço, dor abdominal e icterícia (pele amarelada).

Ao apresentar algum sinal ou sintoma, é importante procurar atendimento médico. A prevenção segue disponível durante o ano, e quem precisar de mais informações pode entrar em contato com a Sala de Vacinas do município no telefone (48) 3642-2373.

Colaborou: Potira Souto – Jornalista