Principal Blog Nilton Veronesi Saúde desmente informação que idosa teria recebido vacina com seringa vazia
Saúde desmente informação que idosa teria recebido vacina com seringa vazia

Saúde desmente informação que idosa teria recebido vacina com seringa vazia

0
0

É fake news a informação que uma profissional da saúde de Tubarão teria aplicado uma vacina contra a COVID-19 e a seringa estava vazia.

É o tipo de situação que os propagadores da mentira merecem um belo processo.

Segue a nota técnica, explicando tal fato.

NOTA TÉCNICA

Na data de hoje, 20 de abril de 2021, a Fundação Municipal de Saúde realizou mais uma etapa da campanha de vacinação contra a COVID-19, vacinando o público de 64 anos no período das 9h às 13h nas dependências do Farol Shopping.

Na ocasião, uma das técnicas de enfermagem responsáveis pela aplicação da vacina, a qual exercia suas atividades na mesa 3, ao realizar a demonstração do conteúdo vacinal
para uma paciente, percebeu que aquela seringa continha apenas 0,4ml da vacina, sendo
que, segundo o Ministério da Saúde, a dose correta para garantir a imunidade é de 0,5ml. Por essa razão, imediatamente a profissional pegou outra seringa da caixa térmica que continha a quantia 0,5ml da vacina para realizar o procedimento na dosagem correta.

Salientamos que como profissionais temos o dever de garantir a efetividade das vacinações seguindo os onze critérios de segurança: data certa, paciente certo, vacina certa, temperatura certa, validade certa, seringa e agulha certa, dose certa, via de administração certa, aplicação certa, orientação certa e documentação certa.

Por fim, insta destacar que a atitude da profissional foi de cautela e prudência em
garantir a dosagem correta para a aplicação da vacina, evidenciando o comprometimento e o respeito com a população durante todas as ações de vacinação realizadas no município
de Tubarão.

Atenciosamente,
FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE