Principal SAÚDE Região da Amurel receberá mais 120 mil doses de vacina contra gripe
Região da Amurel receberá mais 120 mil doses de vacina contra gripe

Região da Amurel receberá mais 120 mil doses de vacina contra gripe

0
0

A Gerência Regional de Saúde de Tubarão começou a distribuição das primeiras dose da vacina para a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza na região da Amurel. A campanha será realizada de segunda-feira (23) a 1º de junho, sendo 12 de maio o dia D de mobilização nacional.

A expectativa é que 128.551 pessoas sejam imunizadas. É fundamental que os grupos prioritários busquem as doses já que só neste ano, quatro pessoas já foram infectadas, em Tubarão e Braço do Norte.

“Nós passamos a atender os 18 municípios da região da Amurel e já encaminhamos 20% do total da cota que os municípios vão receber na campanha. A segunda remessa de distribuição vai ocorrer na primeira semana da campanha.”, explica o gerente regional de saúde, Everson Barbosa Martins.

A campanha nacional é realizada todos os anos na segunda quinzena de abril, período considerado de sazonalidade da doença. “O objetivo da campanha é reduzir complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população-alvo da vacinação”, observa o secretário de Estado da saúde, Acélio Casagrande.

De acordo com a coordenadora de imunização da gerência de saúde, Shaiane Salvador, é importante as pessoas já procurarem os postos de saúde para iniciar a prevenção. Ela lembra ainda que no dia D, além da imunização contra gripe, Santa Catarina aderiu uma campanha contra o tétano.

“A ideia é que neste dia 12 de maio, um sábado, todos os postos de saúde do município estejam abertos para vacinar as pessoas que são público alvo da campanha contra influenza e também a vacina contra o tétano”, destaca Shaiane.

Grupos prioritários que devem receber a vacina

Crianças (6 meses a < 2ª): 7.440

Crianças (2 a 4 anos): 13.222

Trabalhadores da Saúde: 6.524

Gestantes: 3.721

Puérperas: 612

Indígenas: 151

Idosos: 46.486

Comorbidades: 40.449

Professores: 5.595

Presidiários: 4.005

Funcionários de Presídios: 346

Foto: Eduardo Zabot