Principal GERAL Radar Sul entra em atividade nesta semana
Radar Sul entra em atividade nesta semana

Radar Sul entra em atividade nesta semana

0
0

O Radar Sul será inaugurado amanhã (15) no Morro dos Conventos, em Araranguá, às 11h pelo governador Raimundo Colombo, o vice Eduardo Pinho Moreira e o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli. Junto com os radares do Vale (Lontras) e do Oeste (Chapecó), Santa Catarina será o único Estado do Brasil a ter 100% de cobertura por radar meteorológico.

Rio Fortuna, São Martinho, Imaruí, Laguna, Capivari de Baixo,  Armazém, Braço de Norte, Grão Pará, Pedras Grandes, Tubarão, Jaguaruna, Treze de Maio e Sangão são os municípios da Amurel que receberão cobertura do radar móvel. O alcance é de 100 a 150 quilômetros, abrangendo 41 municípios do sul do Estado. Sempre que necessário ele poderá ser deslocado para qualquer lugar de Santa Catarina.

Para o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, os três radares são um marco para Santa Catarina, já que o Estado terá todo o território coberto. “Isso possibilita mobilizar toda a estrutura de defesa civil preventivamente antes do desastre”. O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, lembrou os prejuízos já sofridos na região por desastres climáticos, destacando a importância do equipamento para a prevenção.

O equipamento de 4 toneladas possui o modelo Banda X e foi fabricado pela empresa Norte Americana Enterprise Electronics Corporation (E.E.C). Foram investidos cerca de R$ 4,1 milhões com recursos próprios do Fundo Estadual de Proteção e Defesa Civil (FUNPDEC) e do Pacto por Santa Catarina, financiados pelo Banco do Brasil.

Foto: Leneza Krás/ADR Araranguá