Principal SAÚDE Quinto caso de gripe é confirmado na região da Amurel
Quinto caso de gripe é confirmado na região da Amurel

Quinto caso de gripe é confirmado na região da Amurel

0
0

O relatório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), publicado nesta quinta-feira (26), revelou que mais um tubaronense foi infectado com influenza. O último boletim epidemiológico, divulgado na semana passada, já mostrava dois casos em Tubarão e dois em Braço do Norte. Outros quatro catarinenses também estão com gripe desde então.

Dos 27 casos confirmados até terça-feira (24), 24 evoluíram para a cura, um veio a óbito e cinco ainda aguardam a evolução. Os tipos mais comuns são os vírus A subtipo H3N2 e H1N1, com 12 cada, depois Influenza B, com três. Três ainda aguardam o resultado da subtipagem.

As pessoas mais acometidas ainda são os grupos prioritários: 13 são portadores de doenças crônicas, sete são idosos, três gestantes e dois obesos. A campanha de vacinação iniciou na segunda-feira (23) e continuará até 1º de junho. A recomendação é que a dose seja feita o quanto antes, já que o efeito pode demorar até duas semanas.

Em Tubarão, o público pretendido é de 35.461 pessoas. De acordo com o Daisson Trevisol, apenas nesta primeira semana, cerca de 10 mil pessoas foram imunizadas. Todos os postos de saúde do município possuem as doses, além da Policlínica e unidade de vacinação central, na rua Rui Barbosa. “A procura foi bastante significativa. É importante ressaltar que não faltará vacinas”, acrescenta.

Foto: Eduardo Zabot