Principal Últimas Em Destaque Quase 80% dos tubaronenses adultos receberam pelo menos a 1ª dose contra a Covid-19
Quase 80% dos tubaronenses adultos receberam pelo menos a 1ª dose contra a Covid-19

Quase 80% dos tubaronenses adultos receberam pelo menos a 1ª dose contra a Covid-19

0
0

A coordenadoria de Imunização da Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou nesta terça-feira (3) o boletim semanal da vacinação contra a Covid-19 em Tubarão. Os dados, atualizados na segunda-feira (2), mostram que Tubarão supera o índice de imunizados nas médias nacional e estadual, conforme o Consórcio de Veículos de Imprensa – com dados também atualizados até o dia 2.

São 28.243 pessoas com a segunda dose – ou dose única – na Cidade Azul, o que representa 27% da população total e 34% da população em idade vacinável (mais de 18 anos). No Brasil 19,59% da população está totalmente imunizada, enquanto em Santa Catarina os números representam 20,62%.

Com a primeira dose, Tubarão também está acima da média com 66.286 pessoas vacinadas, o que equivale a 63% da população total e 79% da população vacinável. No Brasil, são 47,64 da população com a primeira dose e 50,26%, no Estado.

Nesta quarta-feira (4) serão vacinadas com a primeira dose as pessoas com idade a partir de 25 anos. A ação ocorre no estacionamento do Farol Shopping, em sistema de drive thru, das 9 às 14 horas e, para pedestres, das 11 às 14 horas.

A expectativa, de acordo com a enfermeira Shaiane Salvador – coordenadora de Imunização da FMS, é que três mil pessoas fazem parte desta fase. Conforme o e-SUS, Tubarão possui 1.679 pessoas com 25 anos; 1.791, com 26 e 1.637, com 27, porém muitos já foram contemplados em grupos anteriores. “Acreditamos que destas, duas mil devem comparecer ao drive e o restante procurarão por horários alternativos, nas Unidades Básicas de Saúde para a ação de sábado ou na Policlínica”, explica.

A ação de sábado (7) será um Dia D de vacinação com todas as 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS) abertas, das 9 às 15 horas, para a imunização contra a Covid-19. Na data poderão completar o esquema vacinal com a segunda dose as pessoas que fizeram a primeira dose AstraZeneca até 29 de maio; quem fez a primeira dose da Pfizer até 15 de maio e todos que estão com a segunda dose em atraso. Quem ainda não fez a primeira dose e já passou o grupo, pode ir neste sábado (7) também.

O complemento da imunização precisa ser feito com a mesma vacina da primeira dose, com exceção das gestantes (veja aqui). Ou seja, quem começou com AstraZeneca termina com AstraZeneca; quem começou com a Pfizer, encerra com a Pfizer. Para receber a segunda dose basta levar o cartão de vacina preenchido pelo profissional da saúde quando foi realizada a primeira dose.

Mesmo que se esteja vacinado com as duas doses, é preciso manter as medidas de proteção, como o uso de máscara, até que a maior parte da população esteja vacinada, o que deve demorar algum tempo.

Divulgação / Município de Tubarão