Principal Últimas Projeto de Previdência complementar está pronto, diz governo de SC
Projeto de Previdência complementar está pronto, diz governo de SC

Projeto de Previdência complementar está pronto, diz governo de SC

0
0

Segundo o secretário de Estado da Casa Civil, Eron Giordani, o Projeto de Lei (PL) que trará incentivos para a adesão à Previdência complementar dos servidores estaduais já está pronto. A matéria foi debatida com parlamentares e com representantes de sindicatos e deve aportar na Assembleia Legislativa de SC (Alesc) nos próximos dias.

O PL vai regulamentar o chamado Programa de Incentivo à Migração (PIM) que definirá os benefícios e pagamentos que o servidor cumprirá para migrar para o sistema complementar.

O governo trata a proposta como uma das medidas compensatórias à reforma da Previdência aprovada na última quarta-feira (4). Outra ação é a revisão de salários e do plano de carreira de todas as categorias. Giordani prometeu aos parlamentares realizar essa análise, iniciando pelos servidores da segurança pública e da educação.

O PIM é uma resposta à principal demanda da Polícia Civil. Os sindicatos e associações do setor têm reclamado que o governo não reconheceu o direito à integralidade dos vencimentos e à paridade dos benefícios para servidores que ingressaram após 2003. O não reconhecimento vale para todos os trabalhadores, mas as categorias da Polícia Civil afirmam que os agentes contribuíram por esse direito e agora foram prejudicados.

A onda de protestos culminou com a entrega de cargos de confiança e de funções gratificadas, principalmente por delegados. Da mesma forma, tem circulado nas redes sociais manifestações de delegados que prometem não falar mais à imprensa, em protesto à adesão de rádios e TVs para a realização da reforma.

A expectativa do governo é de que a Previdência complementar possa ser uma saída para que o servidor que ingressou após 2003 se aposente com um valor mais alto do que o previsto nas regras aprovadas. Mas, para isso, terá que contribuir mais.

Com informações do TNSul