Principal GERAL Professor José Henrique de Souza lança livro sobre Farol da Santa Marta
Professor José Henrique de Souza lança livro sobre Farol da Santa Marta

Professor José Henrique de Souza lança livro sobre Farol da Santa Marta

0
0

O jornalista e professor José Henrique de Souza lança no dia 7 de dezembro, às 19h30min, no Salão Comunitário do Farol, seu sétimo livro “O Farol de Santa Marta – A trilogia”.

O romance reúne os três livros escritos em períodos diferentes e que refletem a paixão do autor pelo Farol de Santa Marta. A ficção se desenvolve na região da Ilha de Laguna em diferentes cenários, vivenciados pelo escritor ao longo de décadas em que aprendeu a conviver com nativos da região e, ao mesmo tempo, assimilou, ajudado pela cultura familiar, as lições vivenciadas pelos pescadores do Farol.

Ao longo da história da humanidade, a literatura tem sido o mais eficiente meio de comunicação para se identificar os valores humanos e da natureza. Na trilogia, o professor Henrique, o baixinho do Farol, como é conhecido, consegue despertar nas pessoas as singularidades do Farol de Santa Marta, a curiosidade em conhecer a cultura local e a beleza da natureza que rodea a ilha.

A publicação é uma referência cultural expressiva de um dos mais atrativos lugares de Santa Catarina e que compõem uma história marcante do Estado.

O primeiro livro da trilogia A Energia do Farol de Santa Marta (2003) chegou à sexta edição. De Volta ao Farol (2005), uma continuação da história, na terceira edição e o autor finalizou com Os Anjos do Farol, em 2008, segunda edição.

O romance é um cenário da vida humana, que mistura realidade e ficção, onde o Farol é a pintura de fundo, compondo toda a arte literária. Neste local viveu o personagem interpretado por Salvino, um velho considerado louco por alguns, mas que para outros era a essência divina encarnada na pessoa certa. Um ser amor-sabedoria que possuía ensinamentos iniciativos e os transmitia para os seres que mais amava. Entre eles Cauan, seu filho, que cisma em seguir o caminho do pai. A história da personagem Teresinha, mãe de Cauan, e sua neta Vitória são comoventes e envolve o leitor do início ao fim. A trama tem outros personagens que viajam para o Farol ao encontro de paz, liberdade e de conhecimento interior.

Membro da Academia Tubaronense de Letras e da Academia de Letras do Brasil, Seccional de Laguna, o autor afirma que o livro “mostra uma realidade viva e presente no cotidiano das famílias: a educação dos filhos”. No enredo, o escritor alerta para a importância da leitura na vida familiar e o papel dos pais neste contexto, bem como sinaliza para um novo estágio consciência para a humanidade, pautado no diálogo, na mudança de hábitos e valores do ser humano. Segundo o autor, “o Homem conhece muito bem o seu corpo físico, mas a alma e o espírito ainda permanecem ocultos na consciência de boa parte da humanidade”.

LIVROS DO AUTOR

Risos e Sentimentos (contos) – 1993

A Energia do Farol de Santa Marta – 2003

De volta ao Farol – 2005

Os Anjos do Farol – 2008

Perca o Medo de Falar em Público – 2011

Aprenda a Falar em Público – 2013

CONTATO COM O AUTOR

048 9 91295654

@professorhenrique.47

EDIÇÃO INDEPENDENTE

387 páginas

R$ 39,90