Principal Últimas Presos se rebelam em penitenciária em Criciúma
Presos se rebelam em penitenciária em Criciúma

Presos se rebelam em penitenciária em Criciúma

0
0

Uma rebelião está em andamento na Penitenciária Sul, em Criciúma, na manhã desta sexta-feira, dia 14. Conforme relatos preliminares, um grupo de oito a dez apenados da galeria H rendeu dois agentes penitenciários, iniciando o tumulto.

Os presos estão munidos de uma espingarda calibre 12, que era de um dos agentes tomados como reféns. A Polícia Militar foi acionada para conter o movimento, cujas causas ainda não são conhecidas. Foram chamados para reforçar a ação junto à PM de Criciúma os batalhões de Içara e Araranguá. Não há feridos até o momento.

O Bope de Florianópolis também foi convocado para a operação, vindo com eles um negociador para iniciar as tratativas com os rebelados. Corpo de Bombeiros e Samu também destacaram unidades a pedido da PM.

A região onde se localiza a Penitenciária Sul, na área rural de Criciúma, no bairro Vila Maria, está com os acessos cercados pela PM. Não é possível se aproximar, pelas vias de acesso, nos bairros São Domingos e Espigão da Pedra, por conta de bloqueios montados a dois quilômetros da unidade prisional.

A penitenciária se localiza no limite de Criciúma com Araranguá e foi inaugurada em 2008. Trata-se da primeira rebelião de maior vulto na unidade, considerada uma das mais seguras do sistema prisional catarinense.

Estado se manifesta

Por nota, a Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa de Santa Catarina se manifestou na manhã desta sexta, confirmando a ocorrência. “A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa informa que houve, na manhã desta sexta-feira, um fato de subversão à ordem na Penitenciária Sul, em Criciúma. Houve pronta resposta da SAP, de forma articulada com outras forças de segurança e apoio irrestrito da Polícia Militar. A ocorrência está em andamento e novas informações serão divulgadas ao longo desta sexta-feira”.

Com informações do NSCTotal / Denis Luciano