Principal EDUCAÇÃO Postos de saúde terão infraestrutura analisada por universitários
Postos de saúde terão infraestrutura analisada por universitários

Postos de saúde terão infraestrutura analisada por universitários

0
0

Os alunos do curso de Engenharia Civil, da Unisul de Tubarão, vão analisar a infraestrutura de alguns postos de saúde do município, bem como do prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que vai ser transformado em Centro de Referência.

A proposta de promover um verdadeiro diagnóstico estrutural dos prédios foi discutida e acordada em reunião realizada nesta quinta-feira (29), na sede da Fundação Municipal de Saúde. O diretor-presidente Daisson Trevisol recebeu o professor do curso de Engenharia Civil, Ismael Medeiros, e mais três alunos interessados em realizarem o diagnóstico, sob forma de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

A avaliação da estrutura dos prédios será disponibilizada à prefeitura, que poderá utilizar as informações apontadas para futuras reformas das Unidades Básicas de Saúde. “Será muito importante saber como de fato estão as estruturas, pois isso orientará as futuras reformas, indicando os ajustes necessários para cada obra”, analisa Daisson. A contrapartida da prefeitura será autorizar o acesso dos alunos aos espaços, para que possam realizar as análises.

TCC Comunidade – A parceria firmada entre a Fundação de Saúde e Unisul é resultado direto do projeto do convênio formalizado em junho do ano passado, durante o 1º Seminário de Ciência e Comunidade, no qual foram discutidas formas de incentivar os alunos a produzirem seus trabalhos de conclusão com ideias e sugestões que possam ser utilizadas para solucionar problemas do município. No encontro, prefeito e secretários municipais apresentaram para os participantes, grande parte coordenadores dos cursos da universidade, as principais demandas de suas áreas. “A universidade é uma usina de conhecimento, que, até então, estava, em grande parte, desconectado da realidade. Queremos aproveitar essa energia concentrada e transformá-la em soluções viáveis à sociedade”, afirma o prefeito Joares Ponticelli.

Foto: PMT