Principal SEGURANÇA Postos de combustíveis se tornam alvo de assaltantes novamente
Postos de combustíveis se tornam alvo de assaltantes novamente

Postos de combustíveis se tornam alvo de assaltantes novamente

0
0

Nos últimos dias os donos de postos de combustíveis e lotéricas da região têm ficado com medo de assaltos. Recentemente, três estabelecimentos sofreram assaltos na Amurel – um em Capivari de Baixo e dois em Tubarão. Os crimes tinham diminuído nos últimos meses, mas a volta deles alertou a Polícia Militar. No sábado (31), um funcionário de um posto de Capivari abastecia um veículo quando uma moto Honda CG Titan se aproximou e dois homens anunciaram o assalto. A dupla fugiu com R$ 250 e não foi localizada.

O comandante do Pelotão de Capivari, primeiro tenente Alan Pereira Wiggers, explica que há cerca de um ano, quando o tenente-coronel Silvio Roberto Lisboa assumia o comando do 5º Batalhão de Polícia Militar, um dos pontos mais sensíveis na região era os crimes patrimoniais contra postos de combustíveis.

“Realmente se tornou uma das prioridades naquele momento, efetuar uma programação operacional que reduzisse os crimes de roubo. Agora, passado um ano, a gente faz uma avaliação e para nós é bem perceptível a grande redução desse tipo de delito. Hoje observamos que é esporádico”, explica Wiggers.

Além da programação que identificou os pontos vulneráveis e aumentou o policiamento nos locais, foram distribuídas cartilhas para os comerciantes sobre como tornar o estabelecimento menos atrativo para o criminoso. Alguns dos pontos são a instalação de câmeras de vigilância, gôndolas mais baixas, caixas longe da porta, sempre mudar os horários dos malotes, entre outros.

“O crime é baseado em um triângulo: um objeto vulnerável, um sujeito pré disposto a prática delitiva e um ambiente favorável. A gente não consegue atuar sob o indivíduo, mas conseguimos atuar sob as possíveis vítimas e estabelecer estratégias para os outros dois fatores”, frisa o primeiro tenente.

Foto: Divulgação