Principal GERAL Porto de Imbituba realiza maior embarque de granel sólido do Sul do Brasil
Porto de Imbituba realiza maior embarque de granel sólido do Sul do Brasil

Porto de Imbituba realiza maior embarque de granel sólido do Sul do Brasil

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O Porto de Imbituba concluiu no início desta semana o maior embarque de granel sólido já realizado no Sul do Brasil, conforme dados do Estatístico da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que são acompanhados desde 2010. O navio RIK Oldendorff desatracou no último domingo, 16, com 104.969,88 toneladas de minério de ferro.

O cargueiro de bandeira liberiana segue para o Porto de Tianjin, na China. A embarcação de 260 metros de comprimento e 43 metros de largura deixou o porto com 13,5 metros de calado, que é a distância vertical entre a superfície da água e a parte mais baixa do navio.

O governador Carlos Moisés considera o bom momento da atividade portuária uma demonstração do potencial que Santa Catarina tem para explorar esse modal. “Estamos qualificando a gestão dos portos catarinenses e os resultados já aparecem. Trabalhamos para marcas importantes como esse recorde do Porto de Imbituba e, principalmente, para fazer dos terminais portuários um instrumento para o desenvolvimento do estado”, destaca.

Desde 2012, o Porto de Imbituba é administrado pelo Estado de Santa Catarina, através da SCPAR Porto de Imbituba, estatal subsidiária da holding SCPAR, braço empreendedor do Estado. “Estamos alinhados com o Governo do Estado para propiciar o desenvolvimento econômico sustentável, buscando constantemente melhores condições comerciais para os empreendedores, trabalhadores e a sociedade. Diante desta e das demais conquistas que estamos registrando juntamente à comunidade portuária, vemos no dia a dia o cumprimento de nossa missão enquanto estatal de qualificar o Porto de Imbituba para operações cada vez mais eficientes”, avalia Jamazi Alfredo Ziegler, diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, autoridade portuária.

Características como a facilidade de acesso ao Porto, com uma ampla bacia de manobras, e a profundidade nos cais têm contribuído para o recebimento e envio de navios com maior capacidade de cargas. Além disso, a flexibilidade operacional e o baixo tempo de espera para atracação são alguns dos diferenciais no atendimento às necessidades do mercado.

É a segunda vez em 2020 que o porto atinge uma marca histórica. Em janeiro, um embarque de 89,5 mil toneladas se tornou o recorde local, até ser superado pelo carregamento concluído neste domingo.