Principal Últimas Em Destaque Polícia investiga suspeita de venda de itens com apologia ao nazismo em Nova Trento
Polícia investiga suspeita de venda de itens com apologia ao nazismo em Nova Trento

Polícia investiga suspeita de venda de itens com apologia ao nazismo em Nova Trento

0
0

A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar uma denúncia de venda de itens com apologia ao nazismo por uma loja em Nova Trento, na Grande Florianópolis. A denúncia foi feita por um turista que esteve no estabelecimento no fim de semana e viu peças com suástica e também um busto de Hitler.

A loja fica anexa a um museu da cidade. Nesta segunda-feira (9) a Polícia Civil informou que esteve no local e que os objetos alvo da denúncia não foram encontrados. Mesmo assim, segundo o delegado Conrado Cintrão, o caso é investigado.

“Já foram feitas diligências preliminares, um inquérito foi instaurado e estamos investigando os fatos para elucidar totalmente a situação”, afirmou.

A Prefeitura de Nova Trento informou que a loja de antiguidades fica em um estabelecimento particular e que vai aguardar as investigações da polícia antes de avaliar se tomará alguma medida em relação ao estabelecimento.

O turista fez a denúncia também ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Por meio da assessoria de comunicação, o MPSC informou que a “2ª Promotoria de Justiça da Comarca de São João Batista irá aguardar a conclusão do inquérito policial para avaliar o caso”.

Outro caso semelhante é investigado pelo MPSC, que no início de junho instaurou procedimento para apurar a possível venda de objetos com apologia ao nazismo por uma loja em Timbó, no Vale do Itajaí. O caso segue sendo apurado pelo MPSC e também pela Polícia Civil.

Segundo a Lei federal 7.716/89, é crime “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”.

Com informações do G1 SC