Principal GERAL PMT apresenta “Facilita”, local que disponibilizará centenas de serviços aos tubaronenses
PMT apresenta “Facilita”, local que disponibilizará centenas de serviços aos tubaronenses

PMT apresenta “Facilita”, local que disponibilizará centenas de serviços aos tubaronenses

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Novo Centro de Atendimento ao Cidadão, com mais de 200 serviços em um único lugar e, com uma estrutura dinâmica e confortável, o Facilita Tubarão foi apresentado oficialmente nesta segunda-feira (3) aos vereadores, pela manhã, e aos profissionais da imprensa, na parte da tarde. O novo local de relacionamento entre município e cidadão está operando parcialmente, e deve entrar em funcionamento integral nas próximas semanas.

Como forma de manter os protocolos de segurança para enfrentamento da Covid-19, a apresentação foi dividida em dois grupos. Pela manhã, o prefeito Joares Ponticelli e o secretário de Fazenda Raphael Bianchini receberam os vereadores e apresentaram toda a estrutura de atendimento ao público no térreo e também o segundo andar onde ficam as secretarias de Fazenda, de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia e também de Urbanismo.

Na parte da tarde foi a vez dos profissionais de imprensa conhecerem o espaço localizado entre as avenidas Marcolino Martins Cabral e Marechal Deodoro, em Oficinas. Coube ao secretário Raphael Bianchini fazer uma apresentação técnica sobre o Facilita Tubarão, desde a concepção através de um modelo implantado na cidade de Palmas (TO), até o modelo inédito de locação que inclui mobiliário e manutenção do imóvel.

“Foi um investimento de R$ 4,5 milhões do proprietário do imóvel no qual a prefeitura não teve de investir nada, somente os custos do aluguel. Recebemos tudo novo, um modelo de locação diferente mas que é muito vantajoso para o município”, destaca Raphael.

Para o vice-prefeito Caio Tokarski, a chegada do Facilita Tubarão representa um marco na história da administração pública do município e honra a promessa de aproximar a prefeitura do bairro Oficinas.

“Esse instrumento de atendimento ao público ficará registrado na história como uma grande iniciativa da prefeitura. A população paga muitos impostos, mas nem sempre tem o retorno que merece, também tem o direito de ter um atendimento diferenciado em um lugar confortável. E estamos apresentando essa nova realidade em Oficinas, que era um antigo compromisso nosso”, lembra o vice-prefeito.

O prefeito Joares Ponticelli lembrou que unificar diversos serviços em um único lugar trouxe resultados positivos e imediatos tanto para a população quanto para o município. A antiga estrutura da Saúde, com policlínica, farmácia básica e outros serviços em imóveis inadequados e espalhados em várias partes da cidade, hoje está concentrada em um só moderno e confortável espaço no Centro de Referência em Saúde da Margem Direita.

“Trabalhamos há mais de um ano nesse projeto, pois nossa preocupação era melhorar o relacionamento e atendimento com o cidadão. Em 2011 Tubarão iniciou um processo com a implantação da central de atendimento ao cidadão que nós precisávamos avançar. Buscamos experiências em Palmas (TO) e outras cidades onde esses serviços foram ampliados e melhorados a condição de atendimento ao cidadão e dando mais resolutividade em um só local, oferecendo condições de fluxos mais rápidos para poder atender as demandas do cidadão. E não só os serviços da municipalidade, mas também de órgãos do governo Estadual e Federal, pois com isso ampliamos a possibilidade de atendimento ao cidadão em um só local”, explica o prefeito Joares.

Nas últimas duas semanas o Facilita Tubarão já recebeu a visita do prefeito Orvino Coelho de Ávila, de São José, Vicente Correa Costa, de Capivari de Baixo, e do superintendente regional do Trabalho em Santa Catarina, Ricardo Oliveira. Também já fizeram contato para agendamento de visita gestores de Porto Velho (RO), Pomerode (SC), Vargem Grande (MT) e Cachoeirinha (RS).