Principal SEGURANÇA PM de Tubarão salva dois bebês com instruções por telefone após engasgarem
PM  de Tubarão salva dois bebês com instruções por telefone após engasgarem

PM de Tubarão salva dois bebês com instruções por telefone após engasgarem

0
0

Em menos de 24 horas, dois bebês engasgados foram salvos por agentes temporárias da Polícia Militar de Tubarão. Por telefone, elas repassaram orientações às famílias para realizar a manobra de desobstrução das vias aéreas. Os bebês são de Braço de Norte e Tubarão, e depois do susto, passam bem.

Na noite de sábado(2), a mãe de um bebê de 10 meses ligou para a Central Regional de Emergência de Tubarão para solicitar ajuda. A menina tinha engasgado com um laço de cabelo, e estava sem respirar. A agente Isadora Mota explicou a manobra utilizada nesses casos, e o pai da criança conseguiu fazer com que ela expelisse o objeto.

Na madrugada de domingo (3), mais um atendimento de engasgo. Um recém-nascido de Braço do Norte também foi salvo por conta do atendimento telefônico da PM. O bebê de 27 dias se engasgou durante a amamentação e precisou ser socorrido. A agente Fabiana explicou a manobra de desobstrução, e a mãe da criança conseguiu fazer com que ela expelisse o leite.

O que fazer quando um bebê engasgar

A primeira ação diante de uma criança engasgada é acionar o socorro. Enquanto uma viatura é enviada ao local da ocorrência, socorristas irão orientar a família sobre como proceder as manobras de primeiros-socorros por telefone. O Corpo de Bombeiros orienta como agir em caso de engasgamento com bebês (manobra de tapotagem).

– Colocar o bebê de bruços sobre um dos antebraços;

– Encaixar o queixo da criança entre dois dedos para que a cabeça fique firme;

– As pernas do bebê devem ficar abertas, uma para cada lado do braço;

– Posicione o braço para que a cabeça do bebê fique ligeiramente inclinada para baixo;

– Com a outra mão, dê leves tapas nas costas do bebê para desobstruir as vias aéreas;

– O líquido/objeto deve sair pela boca e ou nariz.

Fonte: Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina