Principal GERAL Pesca artesanal da tainha inicia nesta terça-feira
Pesca artesanal da tainha inicia nesta terça-feira

Pesca artesanal da tainha inicia nesta terça-feira

0
0

A pesca artesanal da tainha, feita com canoas na beira da praia, é liberada a partir desta terça-feira, 1° de maio. Já as 50 embarcações industriais e os 130 barcos artesanais de rede anilhada estarão liberados a partir do dia 15.

Porém, esse tipo de pesca pode estar ameaçada. No começo de abril foi estipulada uma cota de peixes capturados: 3,800 toneladas. O Ministério Público Federal do Rio Grande do Sul recomendou para Secretaria Nacional da Pesca manter as restrições de tamanho do barcos nesse ano.

O problema já ocorreu no ano passado, quando as mesmas regras fizeram com que os trabalhadores não obtivessem licença para pescar a tainha. Foi preciso uma liminar na justiça para liberar as embarcações.

O presidente da Sindipesca em Laguna, Gilberto Fernandes da Silva, afirma que essa situação preocupa a comunidade pesqueira. Em Santa Catarina, mais de 20 mil pessoas envolvidas com a pesca podem ser prejudicadas pela decisão.

“Essa é a pesca mais esperada do ano inteiro, para tirar todas as dívidas dos pescadores do Farol de Santa Marta, Jaguaruna, Araranguá, toda região sul e dos industriais também, já que é a hora dos grandes exportadores comprarem a tainha para tirar a ova para exportar. Mas sem pescar ninguém fica porque o sindicato de Itajaí e Laguna faz um movimento e, se precisar, fechamos até a BR”, afirma Gilberto.

O ano passado foi um dos piores para pesca da tainha, apenas 1.780 toneladas no Estado, praticamente a metade de 2016. O principal fator foi as condições climáticas. A boa notícia é que nesse ano o vento sul começou cedo e a migração dos peixes já iniciou, o que indica uma boa safra em 2018.

Foto: Divulgação