Principal ESPORTES Para quem não acreditava, vai começar a final do Campeonato Catarinense 2020
Para quem não acreditava, vai começar a final do Campeonato Catarinense 2020

Para quem não acreditava, vai começar a final do Campeonato Catarinense 2020

0
0

Em determinado momento do ano e com o aumento da pandemia, chegamos a temer pela conclusão do Campeonato Catarinense 2020. Discutiu-se muito e a FCF foi até envolvida e pressionada para definir um campeão caso a competição não continuasse em campo.

Cogitou-se o líder do Estadual em determinado momento, o Avaí, e o próprio clube veio a público para dizer que gostaria de decidir em campo. Ao reiniciar o campeonato, o Brusque assumiu a liderança, e nova paralisação. A Federação Catarinense de Futebol sempre foi favorável a terminar o Estadual em campo. Canetaço, só em ultima instância.

Voltamos ao campeonato e Chapecoense e Brusque eliminaram seus adversários para chegarem à grande decisão, que começa nesta quarta feira (9). É claro que não há favorito nem no primeiro jogo nem a finalíssima de domingo próximo, em Brusque. Alguma vantagem pelo mando de campo, mesmo sem torcida, é possível.

Pela primeira vez na historia do futebol catarinense um campeonato vai ser decidido sem a presença do torcedor.

O grande momento do Brusque
O presidente do Brusque, Danilo Rezini, considerado por muitos no momento como o grande dirigente do futebol catarinense, disse na Rádio CBN/Diário nesta terça-feira (8) que seu time vive um momento muito especial mas não admite favoritismo. “Este ano parece ser o da retomada do futebol de Brusque em busca de novos caminhos. Ganhamos tudo que disputamos e as competições que estão em andamento somos líder”, diz.

O respeito pela Chapecoense é pregado intensamente. A lamentar apenas a contusão do artilheiro Edu, fora dos jogos finais. Danilo Rezini está há 14 anos na presidência do Brusque, cujo último título, em 1992, era presidente o então Prefeito Ciro Rosa.

A volta da Chape
O Verdão do Oeste teve uma evolução fantástica no futebol da região e do Estado. Virou um time nacional com grande simpatia pelo torcedor fora de sua região. Lamentavelmente o acidente aviatório de novembro de 2016 interrompeu uma trajetória vitoriosa e de qualidade técnica indiscutível.

A volta por cima era um desafio que acabou sendo superado. A reconstrução passou pelo apoio dos clubes brasileiros, alguns do exterior, mas sobretudo de sua torcida e patrocinadores. Hoje a Chape totalmente recuperada não esquece dos 71 mortos que estavam naquele vôo para Medelin na Colômbia e a cada jogo palmas aos 71 minutos ou 26 do segundo tempo para recordar o quanto eles foram importantes para o clube.

O jogo
Com maior número de títulos conquistados no campeonato estadual, foram seis até agora, a Chapecoense possui também Copa SC, Taça SC, Taça Plinio De Nez e Copa Sul Americana. O Brusque tem um título e dois do Carlos Renaux antes do surgimento do Brusque. Este ano ganhou a Recopa, Copa SC, Série D do Brasileiro e vai para a disputa do Estadual.

Jogo de equilíbrio e atenção. Quem errar menos deve levar. O primeiro jogo é importante para o saldo de gols. Não há gol qualificado, somente o saldo simples. Se houver resultados iguais, pênaltis.

Transmissão
A NSC TV transmite para todo o Estado os dois jogos decisivos do Campeonato Catarinense de 2020. A cobertura no rádio será da CBN/Diário enquanto que os canais digitais da NSC também estarão envolvidos na grande cobertura da decisão.

Colaboração Roberto Alves