Obras da Estação de Tratamento de Esgoto iniciam no bairro Congonhas
O prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, visitou nesta quarta-feira (23) o canteiro de obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro Congonhas, empreendimento da Tubarão Saneamento. Os trabalhos ainda estão na fase de terraplanagem e preparação do terreno.
A ETE faz parte do projeto de sistema de esgoto, cujo planejamento é disponibilizar esse serviço para 94,68% da população até o ano de 2041. A primeira etapa das obras contempla a estação de tratamento, estações elevatórias de esgoto e aproximadamente 30 mil metros de rede, que serão implantadas até o fim do contrato de concessão.
Nessa primeira etapa, os bairros contemplados serão Centro, Vila Moema e Recife. As obras terão 2.400 metros de coletor tronco, 30 mil metros de rede coletora, uma elevatória de esgoto, 4,6 mil metros de linha de recalque, a estação de tratamento e 4.300 metros de emissário final (que devolverá a água tratada no rio Tubarão). Cerca de cinco mil famílias serão beneficiadas nessa fase.
Segundo a equipe técnica da Tubarão Saneamento, o cronograma de trabalho segue dentro do esperado, mas o movimento de paralisação dos caminhoneiros pode causar impactos, já que equipamentos e materiais de outras cidades chegam ao canteiro de obras somente em caminhões.
Hoje, os operários executam no local a implantação do chamado geodreno, um sistema de drenagem vertical que pode alcançar uma profundidade de mais de 20 metros para absorver a água do solo e com isso acelerar o processo de adensamento da terraplanagem. São cerca de 42 mil pontos de geodreno implantados um próximo do outro em todo a área onde será construída a estação de tratamento.
Foto: Marcelo Becker