Principal SAÚDE Nutrição na prática: o que são os FODMAPs?
Nutrição na prática: o que são os FODMAPs?

Nutrição na prática: o que são os FODMAPs?

0
0

FODMAP é a sigla em inglês para oligossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos fermentáveis e polióis. Eles carboidratos são fermentáveis pela microbiota intestinal e em indivíduos saudáveis produzem ácidos graxos de cadeia curta, que aumentam o volume fecal e diminuem o tempo de trânsito intestinal, além de fornecer energia para as células intestinais.

Para uma parte da população os FODMAPs podem ter um efeito desagradável: indivíduos com Síndrome do Intestino Irritável (SII) ou Sensibilidade ao Glúten não Celíaca (SGNC) costumam apresentar desconforto, inchaço abdominal e diarréia quando ingerem esses tipos de carboidrato. Isso acontece porque a fermentação gera gás hidrogênio e metano e atrai água.

A Sociedade Brasileira de Gastroenterologia disponibiliza uma lista de alimentos que têm FODMAPs na sua composição. Quem apresenta os sintomas de sensibilidade aos FODMAPs deve procurar um profissional nutricionista e gastroenterologista, para que o protocolo de retirada gradativa desses alimentos seja iniciado. A dieta livre de FODMAPs é extremamente restritiva e pode gerar deficiências nutricionais, por isso é importante o acompanhamento profissional.

Por Laura Volpato
Graduanda do Curso de Nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)