Principal Blog Nilton Veronesi Números da pandemia na Amurel são os piores de SC
Números da pandemia na Amurel são os piores de SC

Números da pandemia na Amurel são os piores de SC

0
0

Os municípios da Amurel têm os piores números da pandemia em Santa Catarina. Tubarão, que é cidade pólo, é o carro chefe dos números negativos. Vários recortes podem ser feitos, porém tentamos ser os mais justos possíveis com os comparativos. Muitos podem perguntar, “ué, números são números, não existe interpretação”. Pois afirmo que a coisa não é bem assim. Por exemplo, Laguna tem um número de testagem ridículo, abaixo de 30% da população, ou seja, testa pouco, tem menos confirmados. Logo se fizermos um ranking de “casos por 100 mil habitantes”, o município estaria bem colocado, pois não fez o básico que é testar a população.

Por isso, estabelecemos o critério de publicar os números que não dependem de subjetividade, não dependem de interpretação, que são os números de mortes motivadas pelo corona.

Outra informação, antes dos dados. Neste primeiro ranking, extraímos os dados diretamente dos canais dos municípios, até ontem (08), pois existe um delay nas informações obtidas através do Governo do Estado. Infelizmente, alguns municípios não informam a população com os números da pandemia. Pedras Grandes, por exemplo, segundo dados da secretaria Estadual da Saúde, tem um dos piores índices de SC, porém nos canais oficiais (redes sociais e portal) nenhum dado é fornecido ou estão muito desatualizados.

Neste outro gráfico, temos os números por região. Percebam que os números da região de Laguna são muito piores que os do Planalto Norte. E o comparativo serve pois ambas tam praticamente a mesma população. Estas informações são públicas e constam no portal do Governo do Estado de Santa Catarina.

No recorte CASOS POR MILHÃO, a Regional Laguna lidera com folga o ranking
Neste gráfico, a Regional Laguna fica atrás apenas da Oeste.

Entre as 13 maiores cidades de Santa Catarina, os números continuam sendo pouco animadores. Criciúma, que fica a cerca de 60km de Tubarão, apresenta números muito melhores.

RANKING DAS 13 MAIORES CIDADES DE SC
Óbitos por 100 mil habitantes
TUBARÃO280,02
CHAPECÓ241,5
LAGES222,44
ITAJAÍ218,72
BALNEÁRIO CAMBORIÚ188,62
JOINVILLE178,36
SÃO JOSÉ176,27
CRICIÚMA165,9
FLORIPA162,53
BRUSQUE147,43
PALHOÇA139,21
JARAGUÁ121,43
BLUMENAU118,98

Tubarão na pandemia do “velho” coronavírus:

Entre as cidades com mais de 100 mil habitantes de Santa Catarina:

  • 1ᵃ em número de casos de Covid-19 por milhão de habitantes.
  • 1ᵃ em número de óbitos, em decorrência da Covid-19, por milhão de habitantes.

Entre as cidades com mais de 35 mil habitantes de Santa Catarina:

  • 1ᵃ em número de CASOS de covid-19 por milhão de habitantes;
  • 2ᵃ em número de ÓBITOS em decorrência da covid-19 por milhão de habitantes.