Principal ESPORTES Nadadores se preparam para primeira competição da temporada
Nadadores se preparam para primeira competição da temporada

Nadadores se preparam para primeira competição da temporada

0
0


Chinelo de dedo, calção de banho ou maiô. O traje é perfeito para se refrescar em uma piscina – mas os mergulhos para a Associação Tubaronense de Natação (ATN) tem outro foco. “Cotovelo firme, braçada forte”, orienta o técnico André Lemos. Essa é  fala do professor após dar a largada para a série de treinamento. Na água, estão 20 jovens atletas, que buscam aprimorar as habilidades para alcançar um a um o sonho almejado.

Ali, não tem distinção de idade. Os mais experientes ensinam os mais novos e a troca de ideias funciona de forma simultânea. “Isso é fundamental para a formação da equipe. Os níveis diferentes acabam estimulando mais o treino”, revela André. A piscina é dividida: de um lado estão os adolescentes de 13 e 14 anos, formando a categoria Infantil, e do outro os de 15 e 16 anos, que integram a equipe Juvenil. 


E a primeira competição já tem data e local marcado. Trata-se da 1ª Travessia Ponta das Andorinhas, na Praia de Cima (Pinheira), localizada em Palhoça, que vai ocorrer neste fim de semana. Para alguns, como Isabela Colosso, será o primeiro contato competitivo em mar aberto. “Estou acostumada a nadar em piscina, por isso a ansiedade é grande”, conta a nadadora. Já tendo experiência em disputas assim, a pequena Heloísa Avelina tranquiliza a amiga: “meu conselho é que ela se divirta, não é difícil depois que você perde o mesmo”, finaliza.