Principal Últimas Ministério da Saúde habilita UTI de Laguna para pacientes com covid-19
Ministério da Saúde habilita UTI de Laguna para pacientes com covid-19

Ministério da Saúde habilita UTI de Laguna para pacientes com covid-19

0
0

Hospital vai receber R$ 480 mil por mês para a manutenção no setor por três meses

O Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, em Laguna, está oficialmente credenciado para receber recursos federais para a manutenção de uma Unidade de Terapia Intensiva voltada a atender pacientes com coronavírus. Depois de quase um mês do anúncio de sua autorização, a portaria do Ministério da Saúde com a habilitação foi publicada nesta terça-feira (3) no Diário Oficial da União. As informações são do portal Agora Laguna.

Segundo a deliberação, o hospital vai receber R$ 480 mil por mês para a manutenção no setor por três meses. Os dez leitos existentes foram inaugurados e ativados em agosto, após recursos da prefeitura e promessa por parte do governo estadual de recursos para mantê-los abertos por alguns meses.

“Essa portaria é válida por três meses, e receberemos o recurso em aporte único. Continuamos os esforços para que, após esse período de pandemia, a UTI permaneça como UTI geral, e a cidade e região continuem a dispor de um serviço de terapia intensiva”, explica a presidente do hospital, Tatiana Blosfeld.

A direção da entidade deve fazer contato com o ministério nas próximas horas para obter detalhes mais concretos sobre a portaria, cujo prazo de vigência pode ser ampliado por mais três meses.

A publicação do credenciamento põe fim a um longo período de espera pela habilitação e representa um alívio às finanças da centenária entidade hospitalar, que vinha mantendo o setor com recursos próprios. Além de Laguna, outras 25 casas hospitalares de estados como Bahia, Goiás e São Paulo foram habilitadas para receberem os recursos de UTI-Covid.

Com informações do site Agora Laguna