Principal GERAL Metade dos financiamentos do país tem como objetivo a compra do carro próprio
Metade dos financiamentos do país tem como objetivo a compra do carro próprio

Metade dos financiamentos do país tem como objetivo a compra do carro próprio

0
0

Uma pesquisa realizada em todas as capitais brasileiras revelou que 49% dos consumidores que contrataram financiamento nos últimos 12 meses tinham como objetivo a compra do carro próprio. Na sequência, estão a compra da casa própria (15%), produtos eletrônicos (15%), e eletrodomésticos (14%).

O levantamento revelou ainda que 16% dos brasileiros contratou financiamento no período, um aumento de seis pontos percentuais em relação à última pesquisa. Do outro lado, 81% deles disse que prefere não se comprometer com parcelas. Os dados são da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). 

“O financiamento pode ser um grande passo na vida de uma pessoa ou de uma família: É a chance de sair do aluguel, de adquirir bens de valor maior, para começar um negócio, enfim, as possibilidades são infinitas. Mas todo o sucesso do projeto dependerá de um bom planejamento financeiro”, ressalta o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli.

Os brasileiros que fizeram algum financiamento possuem, em média, 19 parcelas para pagar. A pesquisa diz que 82% deles checaram o orçamento antes de contratar os recursos. Na contramão, 10% não fizeram o mesmo planejamento. 

O resultado é que 76% dos contratantes estão com as parcelas em dia, contra 14% que possuem ao menos uma parcela em atraso. Quase 40% dos que atrasaram o pagamento entraram na lista de inadimplentes.