Principal Últimas Melhor em Casa: programa pioneiro será inaugurado nesta segunda
Melhor em Casa: programa pioneiro será inaugurado nesta segunda

Melhor em Casa: programa pioneiro será inaugurado nesta segunda

0
0

A semana começa com novidades em Braço do Norte. Nesta segunda-feira, 29, a partir das 10 horas, a Prefeitura de Braço do Norte, através da Secretaria de Saúde, inaugura o Serviço do Atenção Domiciliar (SAD) – Melhor em Casa.

O prefeito, Beto Kuerten Marcelino, lembrou que a administração municipal teve três meses para preparar a equipe e instalações. “Recebemos a notícia do deferimento do programa por parte do Ministério da Saúde em agosto, durante uma viagem a Brasília, em audiência mediada pelo deputado Ricardo Guidi. Este foi o momento que iniciamos, com muita celeridade e responsabilidade, os trâmites para colocar o Melhor em Casa à disposição da população que necessita deste cuidado”, enfatizou.

O SAD – Melhor em Casa atende pessoas que necessitam de internação, mas que o estado de saúde permite o tratamento em casa. O que determina a inclusão no serviço é o tipo de cuidado que ele exige e os cuidados necessários para a recuperação do paciente. “Um programa pioneiro, que visa melhorar a qualidade de vida dos pacientes do Município e atender aquelas pessoas que se encontram acamadas, com dificuldades de locomoção ou que fizeram uma cirurgia, por exemplo, mas que podem ficar em casa”, explicou Beto.

Conforme o secretário de Saúde, Sérgio Arent, entre as vantagens do programa estão a resposta alternativa de alta qualidade, a diminuição de internações hospitalares desnecessárias, diminui o risco de infecções hospitalares, favorece a participação ativa no tratamento, proporciona atendimento humanizado e acolhedor e fortalece vínculos entre paciente, família e profissionais.

O repasse federal para a realização do programa é de R$ 480 mil por ano e a equipe multidisciplinar ficará sediada na Rua Santa Augusta, 59, Centro (em frente ao Samu). O local deve receber, em breve, outros programas, centralizando os serviços.