Principal Gastronomia Macarrão caseiro? Aprenda fazer a massa na sua casa com a #DicadaHero
Macarrão caseiro? Aprenda fazer a massa na sua casa com a #DicadaHero

Macarrão caseiro? Aprenda fazer a massa na sua casa com a #DicadaHero

0
0

Você gosta de macarrão? Se sim, possivelmente costuma comprar embalagens prontas, no supermercado. Que tal viver uma experiência diferente e, literalmente, colocar a mão na massa? Essa é a proposta da Micheline Bittencourt no #DicadaHero desta semana. “Vai ter muito e macarrão caseiro por aqui”, avisa ela. Para começar a receita, você precisará de somente três ingredientes: 100g de farinha, 1 ovo e uma colher de chá cheia de sal.

Modo de Preparo
Coloque a farinha em um montinho, sobre uma superfície lisa e limpa. Cave um buraco no meio do montinho. Coloque cuidadosamente no buraco, os ovos e o sal. Com um garfo, mexa os ovos, incorporando com paciência e delicadeza a farinha.
Em um certo momento, a massa ficará grudenta e você irá pensar que fez algo errado, mas, não fez. É assim mesmo! Agora coloque as mãos na massa, sove a massa, abrindo-a e fechando-a com a palma da mão, incorporando mais farinha no caminho até estar bem uniforme, Não se afobe caso alguma farinha sobrar, é normal.
Forme uma bola com a massa. Envolva-a em plástico e deixe-a descansar por 30 minutos. Corte a massa ao meio, e forme bolas para conseguir esticar com mais facilidade. Pegue as bolas e estique com auxílio de um rolo de massas ou garrafa de vinho. Jogue um pouco de farinha em cima e faça um rolinho como um espiral ou rocombole, e corte em pequenos pedaços.
Depois desfaça os rolinhos da massa, podes colocar a massa separadinha fio por fio enquanto coloca água para ferver. Após a água ferver, adicione uma colher de sopa de sal. Coloque a massa, dê uma mexida de leve com o garfo para separar os fios. Deixe cozinhar entre 7 e 10 minutos até que atinja o ponto de sua preferência. Aí é só servir com o molho de sua preferência!

Molhos
“Para a minha massa, fiz o que conhecemos por massa alfredo, que nada mais é que o macarrão com bastante manteiga, queijo parmesão e manjericão”, conta Hero. Para isso você vai colocar em uma panela a manteiga. Deixe começar a aquecer, jogue um pouco de manjericão picadinho e parmesão ralado. Deixar aquecer um pouco e coloque a sua massa já cozida nele. Mexa ligeiramente e estará pronto para servir.

Molho bechamel branco
“É aquele molhinho que a maioria já conhece e adora tanto no macarrão quanto na lasanha e rondelli”.
Ingredientes: 1 litro de leite gelado; 3 colheres (sopa) de farinha de trigo; 3 colheres (sopa) de manteiga; 1 pitada de noz-moscada sal; pimenta-do-reino moída a gosto.

Modo de Preparo
Em uma panela grande, derreta a manteiga junte a farinha e mexa vigorosamente com a colher de pau, por cerca de 2 minutos. Essa misturinha é chamada de roux e serve para engrossar molhos em geral. “Temos mais de um tipo de roux, mas na próxima conto mais para vocês”, explica Hero. Coloque o leite gelado de uma vez e, com a ajuda de um batedor de arame “fouet”, misture bem, até levantar fervura. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando. No fim, tempere generosamente com noz-moscada, sal e pimenta-do-reino moída está prontinho o seu molho agora é só colocar na sua massa e se deliciar.