Principal Últimas Laguna registra quatro focos do mosquito Aedes Aegypti
Laguna registra quatro focos do mosquito Aedes Aegypti

Laguna registra quatro focos do mosquito Aedes Aegypti

0
0

O cenário de risco e proliferação do mosquito Aedes Aegypti em Laguna mudou. O alerta é do Programa de Combate à Dengue (PCD) do município, após registrar focos do inseto transmissor da dengue, febre Chikungunya e zica vírus em quatro bairros: Cabeçuda, Barranceira, Caputera e Nova Fazenda.

De acordo com a coordenadora do programa em Laguna, Mathie Corrêa, todos os focos foram identificados em armadilhas instaladas fixas pela equipe de monitoramento e em residências nas proximidades delas.

Este ano, Santa Catarina registrou a terceira morte por dengue, contraída no próprio estado. Joinville, atualmente, vive uma epidemia de dengue. No ano de 2020, mais de 30 mil focos em 192 municípios, com mais de 11 mil casos de dengue, a maioria autóctones, ou seja, que foram contraídos no próprio estado.

Ano passado, Laguna não teve registro de nenhum foco do mosquito, mas registrou dois casos importados de dengue (pessoas que viajaram para outros estados e voltaram infectadas).

“É importante enfatizar a responsabilidade de cada cidadão no controle do Aedes aegypti, orientar que pelo menos 1 vez por semana façam uma inspeção geral em seus imóveis, ficando atentos aos potenciais locais de risco para o desenvolvimento do mosquito. Eliminar os criadouros dos mosquitos ainda é a melhor estratégia para evitar essas doenças”, destacou Mathie Corrêa.

Com informações do HCNoticias