Principal GERAL Justiça eleitoral incentiva jovens de 16 e 17 anos a votar
Justiça eleitoral incentiva jovens de 16 e 17 anos a votar

Justiça eleitoral incentiva jovens de 16 e 17 anos a votar

0
0

A Justiça Eleitoral catarinense lançou nesta quinta-feira (15) a campanha “O voto é meu – Meu futuro, minha escolha” com o objetivo de incentivar o alistamento eleitoral e o exercício do voto pelos adolescentes de 16 e 17 anos no estado.

Atualmente, existem 43 mil eleitores com essa idade em Santa Catarina, período em que o voto é facultativo. A campanha tem como base a pesquisa qualitativa e quantitativa feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2017 com jovens de 16 a 20 anos que mostrou, entre outros, que a maioria não participou ativamente no último processo eleitoral, nem discutiu com familiares e amigos os rumos eleitorais do passado.

Essa é a primeira ação da gestão do desembargador Ricardo Roesler na Presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), “Nós estamos verificando que o jovem eleitor se manifesta muito por meio das redes sociais para pedir mudanças, criticar, opinar, mas ainda não fez o seu título de eleitor. Então nós tentamos, com essa campanha, motivá-lo e incentivá-lo a se alistar, a votar e efetivamente contribuir na urna para a mudança a que tanto aspiram”, ressalta o presidente do TRE-SC.

Quem fizer 16 anos até o dia do primeiro turno das eleições – 7 de outubro – tem até o dia 9 de maio para fazer o alistamento eleitoral.  A campanha se estenderá até o dia 15 de abril.

Foto: Alesc