Juiz aumenta capacidade da UPA após condenado ser liberado por falta de vaga
O juiz substituto Felipe Agrizzi Ferraço, da 2ª Vara, autorizou temporariamente o aumento de 15 vagas na Unidade Prisional Avançada (UPA) de Imbituba, nesta quarta-feira (14). A decisão foi tomada após um homem, de 24 anos, condenado a 11 anos em regime fechado, ser liberado devido a falta de vagas na Unidade.
Durante 30 dias, a capacidade passa a ser de 155 detentos. De acordo com o juiz, essas vagas excedentes serão utilizadas para abrigar novos presos que vêm das delegacias de Imbituba, Garopaba e presos com mandados de prisão ativos de outras comarcas.
A medida ainda ressalta que fica autorizado até cinco vagas excedentes por um prazo de 48 horas. Após terminar o período, o presídio voltar a atender 140 detentos, apesar do limite oficial ser 120. Durante as horas determinadas o preso poderá ficar na UPA até ser encaminhado para unidade prisional.
Relembre o caso
O condenado foi encontrado por Policiais Militares do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) durante rondas, neste domingo (11) a noite, em atividade suspeita. Na busca pessoal não foi encontrado nada de ilícito, porém constataram que havia um mandado em aberto em seu nome por 11 anos, sete meses e dez dias em regime fechado. A condenação foi feita no Rio Grande do Sul. Confira a reportagem completa.
Foto: Sicop