Principal Últimas Investigação sobre queda de balão no Sul de SC vai apontar se houve falha humana
Investigação sobre queda de balão  no Sul de SC vai apontar se houve falha humana

Investigação sobre queda de balão no Sul de SC vai apontar se houve falha humana

0
0

Um inquérito policial aberto pela Polícia Civil vai apurar as circunstâncias pouso de emergência de três balões de ar quente em Praia Grande, no Sul de SC, na última quarta-feira (18). Perícias já requisitadas devem indicar, segundo a polícia, se houve problemas no equipamento, falha humana ou se foi um fato relacionado à natureza.

Na ocasião, ao menos oito pessoas participavam do passeio, entre elas o ex-BBB da edição 20, Lucas Gallina, de 28 anos. O piloto e um turista sofreram fraturas no braço e clavícula após a manobra e precisaram ser hospitalizadas. Ambos receberam alta na quinta-feira (19).

Responsável pelas investigações, o delegado da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Araranguá, Jair Pereira Duarte, informou os próximos passos:

– Vão ser ouvidos todos os envolvidos, inclusive todos os donos das empresas [dos balões], os funcionários e o próprio piloto [que teria caído do balão durante o pouso].

Ainda segundo Duarte, a perícia será fundamental para determinar se houve falhas ou se o caso é atípico e consequência de um evento da natureza, como o vendaval que teria ocorrido no momento do passeio.

– Se confirmado que houve falha, alguém poderá ser responsabilizado, em princípio, por lesão corporal culposa. Mas ainda é cedo para concluir. Temos que apurar e ver todas as circunstâncias – conclui.

Segundo a prefeitura, rajadas de vento de até 70km/h teriam causado o incidente, mas todos os pilotos envolvidos no passeio serão reunidos pela prefeitura para apurar a situação. 

Ao todo, 12 balões precisaram realizar a manobra, mas três deles apresentaram os maiores prejuízos materiais. A atividade está suspensa na cidade temporariamente.

Capadócia brasileira

Praia Grande, onde ocorreu o incidente, se intitula como “Capadócia Brasileira”, como referência a cidade turca famosa pelos passeios de balão de ar quente. A atividade é estimulada no município há 5 anos e, segundo a prefeitura, essa é a primeira vez que ocorreu um pouso forçado com feridos.

Durante o passeio, os balões passam pelos canyons dos parques de Aparados da Serra e Serra Geral, entre Praia Grande, no Sul de Santa Catarina, e o Rio Grande do Sul. Cerca de 50 balões sobrevoam a área por dia noss fins de semana. 

Com informações do NSCTotal