Principal GERAL Imbituba é destaque na região em empreendimento
Imbituba é destaque na região em empreendimento

Imbituba é destaque na região em empreendimento

0
0

Um levantamento divulgado nesta semana pela Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostrou que Santa Catarina foi o único estado brasileiro a registrar mais abertura do que fechamento de lojas em 2017. Na região da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel), Imbituba foi um dos municípios que mais cresceu.

Hoje a cidade conta com 5.429 empresas ativas, das quais 866 foram abertas apenas no ano passado, um crescimento de quase 25%. Este número é maior que a média estadual (22,3%) e da Amurel, que cresceu 21,64%, somando os 4.445 novos negócios abertos nas 18 cidades. Em Imbituba, o número de empresas fechadas também diminuiu. Em 2017, no município, 603 empresas encerraram suas atividades, 12% a menos que em 2016.

“Este resultado é muito gratificante para a Associação Empresarial de Imbituba (Acim), que há 28 anos se dedica para incentivar os empresários de Imbituba. Saber que mesmo em um cenário de desafios nossa cidade continuou acreditando no crescimento indica que nosso trabalho como associação pode ter contribuído para um ambiente mais empreendedor”, comemora o presidente da ACIM, Jaime Pacheco Alves.

Segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Carlos Chiodini, todos os segmentos registraram alta. O comércio cresceu 24,3%, com 259 empresas constituídas no ano passado. As atividades de alojamento e alimentação também tiveram crescimento expressivo com abertura de 195 negócios. Na área da saúde, o crescimento foi de 60%, com a abertura de dez novos negócios. Na educação o crescimento foi de 30%, com 20 novas empresas.

Programas

O programa Simplifica da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc) tem o objetivo de reduzir os entraves burocráticos, ganhando agilidade no registro de empresas. Entre as principais ações está a abertura de empresas em até 90 minutos, com encaminhamento exclusivamente eletrônico e via Capital. Protocolos feitos até as 16h30 são respondidos no mesmo dia. Além disso, o Simplifica conta com atendimento mais rápido e orientação processual, além de acesso via smartphone.

Já o SC Bem Mais Simples prevê o Enquadramento Empresarial Simplificado (EES), com base nas informações constantes da autodeclaração dos empreendedores, que será feita online. Estabelecimentos que possuem baixo potencial poluidor, baixo risco sanitário e pouca complexidade terão a abertura facilitada.

Foto: Divulgação