Principal REGIÃO Gravatal Gravatal cria Comissão com foco no desenvolvimento sustentável
Gravatal cria Comissão com foco no desenvolvimento sustentável

Gravatal cria Comissão com foco no desenvolvimento sustentável

0
0

Na quinta-feira, dia 29 de julho, o prefeito Clei Rodrigues assinou um Decreto para a criação da Comissão Municipal que irá implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Gravatal é um dos únicos municípios catarinenses a aderir ao Pacto Global. Apenas duas cidades no Estado assumiram o compromisso. A adesão é voluntária e oferece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania por meio de lideranças institucionais comprometidas e inovadoras.

O Município foi aceito membro signatário do Pacto Global da ONU em janeiro de 2021, após o envio do primeiro Ofício emitido pela gestão após a posse no dia 1º. No dia 02 de junho, a Prefeitura Municipal de Gravatal institucionalizou os 10 Princípios do Pacto e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O chefe do Executivo, o vice-prefeito Jucemar Zanelato e todos os secretários assinaram o documento em apoio aos mesmos.

Nos próximos dias, devem ser nomeados por Portaria os membros da Comissão Municipal dos ODS, que irão planejar, executar, monitorar e relatar todas as ações estratégicas de ajustes no processo de implantação da Agenda 2030, em conformidade com as orientações das Nações Unidas.

De maneira geral, a formação da Comissão tem por objetivo coordenar os trabalhos em âmbito local, buscando mobilizar a população, instituições e órgãos dos três poderes para incorporar ações práticas em direção às metas globais.

“Estamos dando início a um processo de mudança. Por isso, aderir aos princípios e os objetivos propostos pela ONU, é uma maneira de sensibilizar as pessoas, pensando no crescimento da cidade e levando em conta uma visão global. Afinal, as ações que realizamos hoje têm seu impacto no futuro” afirmou o prefeito Clei Rodrigues.

Conheça os 10 Princípios do Pacto Global da ONU.

Conheça os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável.

Colaborou: Potira Souto – Jornalista

Comunicação Social/PMG