Principal Últimas Governo federal emite decreto para iniciar privatização de postos de saúde do SUS
Governo federal emite decreto para iniciar privatização de postos de saúde do SUS

Governo federal emite decreto para iniciar privatização de postos de saúde do SUS

0
0

Estudos devem avaliar ‘alternativas de parcerias com a iniciativa privada para a construção, a modernização e a operação’ das unidades básicas de saúde

Na noite de terça-feira, 27, o governo federal publicou um decreto que permite que o Ministério da Economia realize estudos para a inclusão das unidades básicas de saúde dentro do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República). 

O PPI é um programa do governo que trata de privatizações em projetos que incluem desde ferrovias até empresas públicas.

Segundo o decreto, os estudos sobre as unidades básicas de saúde devem avaliar “alternativas de parcerias com a iniciativa privada para a construção, a modernização e a operação de Unidades Básicas de Saúde dos estados, do Distrito Federal e dos municípios”.

Presidente de conselho critica medida

O presidente do CNS (Conselho Nacional de Saúde), Fernando Pigatto, se manifestou nesta terça-feira (27) contra o decreto publicado pelo governo Bolsonaro com a intenção de privatizar as unidades básicas de saúde de todo o país.

O órgão informou que está avaliando o decreto em sua Câmara Técnica da Atenção Básica para emitir um parecer formal sobre o ocorrido e tomar as devidas providências legais.

“Precisamos fortalecer o SUS contra qualquer tipo de privatização e retirada de direitos”, disse Pigatto.

Em colaboração com o HCNoticias