Principal Blog Nilton Veronesi Funcionários de alguns setores do HNSC estão trabalhando sem máscaras
Funcionários de alguns setores do HNSC estão trabalhando sem máscaras

Funcionários de alguns setores do HNSC estão trabalhando sem máscaras

0
0

A Fundação Municipal de Saúde de Tubarão (FMS) tem se desdobrado para distribuir os EPIs entre os setores de saúde, principalmente àqueles que estão na linha de frente do combate ao coronavírus. Em parceria com malharias, 150 mil máscaras e 6 mil aventais serão confeccionados. Apesar de todo esse esforço, muitos profissionais estão com medo da situação.

“As duas UTIs disponibilizadas para o enfrentamento a COVID-19 estão muito bem equipadas, como deve ser. Já a enfermagem e médicos da UTI, que atendem o restante dos pacientes, estão atuando sem máscaras. Não permitem que usemos máscaras. Estamos apavorados, mas não posso perder meu emprego”, relata uma funcionária.

A redação do Noticom conversou com algumas fontes no HNSC, que confirmaram a situação. Até falaram que é um protocolo da Organização Mundial da Saúde (OMS), por isso a Comissão de Vigilância Hospitalar não disponibiliza as máscaras a quem não está diretamente trabalhando com pacientes infectados pela COVID-19.

A assessoria da instituição nos informou que “haverá em breve uma comunicação da Prefeitura de Tubarão e dos hospitais sobre uso de EPIs em serviços de saúde, e o HNSC aguarda essa determinação oficial”.

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Daisson Trevisol informou que “o HNSC tem atuado dentro das normas estabelecidas e vai avaliar a situação da distribuição de EPIs”.