Principal SAÚDE FMS segue atuando com testagens em massa em Tubarão
FMS segue atuando com testagens em massa em Tubarão

FMS segue atuando com testagens em massa em Tubarão

0
0

A quinta semana de testagens em massa na população ocorreu durante os dias 24 e 28 de agosto. Neste período, 16 empresas participaram da ação promovida pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), e ainda os contatos diretos de casos positivos, em mutirão na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva. Ao todo, 700 pessoas realizaram o exame.

Na quinta-feira (27), aproximadamente 400 pessoas participaram da ação. Dentre os testados, 75 pacientes foram detectados com o vírus ativo no organismo, número que corresponde a 20% do total. As ações nas empresas acontecem ao longo de toda a semana, com 307 funcionários testados. Destes, 278 não tiveram resultado reagente, ou seja, estavam negativos para a doença, e os outros 29 restantes apresentaram o vírus no organismo.

Neste mês de ações intensificadas entre os contatos diretos e a inclusão das testagens realizadas nas empresas, mais de seis mil pessoas realizaram o exame. Destas, mais de mil foram diagnosticadas com a doença, sendo imediatamente afastadas, evitando a transmissão e contaminação pelo vírus.

“O objetivo é realmente este, fazer uma detecção e o isolamento precoce do colaborador doente, para evitar a circulação do vírus entre os outros funcionários. Percebemos uma grande efetividade e, felizmente, uma redução de testes positivos, nas últimas semanas. Isso mostra que, provavelmente, estamos conseguindo ter mais controle da situação, sendo reflexo desse isolamento de pacientes sintomáticos e assintomáticos, de maneira precoce”, comenta a gerente de saúde da FMS, Chaiana E. Mendes Marcon.