Principal EDUCAÇÃO Filas marcam reabertura de lotéricas em Tubarão
Filas marcam reabertura de lotéricas em Tubarão

Filas marcam reabertura de lotéricas em Tubarão

0
0

As agências bancárias e lotéricas reabriram nesta segunda-feira (30), em Santa Catarina. Em Tubarão, um morador registrou a formação de filas na lotérica localizada no Calçadão.

Para regulamentar o funcionamento, o governo do Estado publicou portaria normativa, neste domingo (29). Entre as exigências, está o o controle de acesso, mantendo uma pessoa na porta da unidade para orientar os clientes que busquem o atendimento. Este trabalhador deverá estar utilizando máscara cirúrgica.

A prioridade é encaminhar para atendimento eletrônico ou por telefone, reduzindo o fluxo dentro das agências. Contudo, para aqueles que precisam usar os serviços, a orientação é que nas filas seja mantida a distância mínima de 1,5m entre cada pessoa e que a entrada na agência seja realizada em número proporcional à disponibilidade de atendentes. Entenda as demais recomendações:

Higiene na entrada e dentro da agência
Também deverá ser feito controle para que as pessoas que acessarem e saírem do estabelecimento façam a higienização com álcool gel ou similar. Deve ser oferecido álcool gel ou similar em pontos estratégicos como na entrada do estabelecimento, nos corredores, balcões e mesas de atendimento dispensadores para uso dos clientes e funcionários.

Atendimento preferencial
Idosos, hipertensos, diabéticos e gestantes terão atendimento preferencial e especial.

Áreas ventiladas
Todas as áreas internas deverão ser ventiladas, inclusive refeitórios de funcionários e locais de descanso, caso existam nos estabelecimentos.

Contato com clientes
A portaria ainda determina que os trabalhadores devem ser orientados a intensificar a higienização das mãos, principalmente antes e depois do atendimento de cada cliente, após uso do banheiro, após entrar em contato com superfícies de uso comum como balcões, corrimão e teclados de caixas, por exemplo.

Caixas eletrônicos
Nos locais onde há uso de máquina para pagamento com cartão, esta deverá ser higienizada com álcool 70% ou preparações antissépticas após cada uso. Os caixas eletrônicos de autoatendimento ou qualquer outro equipamento que possua painel eletrônico de contato físico também deverão ser higienizados.

Uso de máscaras
Os trabalhadores que atendem ao público nas operações bancárias devem usar máscara cirúrgica devido a proximidade exigida pela confidencialidade das operações. No entanto, a determinação não se aplica aos trabalhadores das casas lotéricas que trabalham atrás de guichês de vidro.

Atendimento dentro de shoppings e centros comerciais
Como algumas agências bancárias e lotéricas funcionam dentro de outros estabelecimentos comerciais, a portaria ainda determina que o shopping, galeria ou centro comercial deve providenciar a abertura somente da porta de acesso mais próxima à agência ou unidade de atendimento. Com isso, as demais áreas do shopping, galeria ou centro comercial devem ser bloqueadas não permitindo a circulação de pessoas no seu interior.