Principal Últimas Fesporte elabora proposta de auxílio emergencial a atletas
Fesporte elabora proposta de auxílio emergencial a atletas

Fesporte elabora proposta de auxílio emergencial a atletas

0
0

Benefício ajudará competidores que tiveram prejuízos com cancelamento de eventos esportivos em Santa Catarina

Uma minuta de projeto de lei está sendo discutida e elaborada pela Fesporte, objetivando transformar os recursos disponíveis para a realização dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) e outros eventos do calendário, em cotas de auxílio emergencial a atletas que tenham prejuízo financeiro decorrente do cancelamento da competição. 

Os setores administrativo, técnico, financeiro e jurídico da Fesporte estão reunidos durante esta quinta-feira (1º) para tratar do valor montante, números referentes a cotas e critérios para o recebimento do benefício, tendo como base o PL nº 2.824/2020, da Câmara Federal, no que trata especificamente a atletas, excetuando-se, portanto, a parte de clubes.

Segundo Rui Godinho da Mota, presidente da Fesporte, a equipe está trabalhando para deixar o documento pronto ainda nesta quinta e entregar na sexta-feira (2) à Casa Civil. “Muitos setores estão recebendo auxílio, menos nossos atletas, que vivem do esporte, e muitos dos quais, até agora, estão abandonados”, comentou ele.

Transformada em projeto de lei, a proposta deverá tramitar na Assembleia Legislativa (Alesc), onde será votada. Otimista, Rui Godinho considera que a aprovação do PL será uma importante vitória. 

“Esse foi um ano muito difícil para os atletas, e precisamos ver a possibilidade de contemplar a manutenção dos treinamentos. Estamos, desde março, empenhados em fazer os eventos acontecerem, mas estamos diante de algo imponderável, imprevisível, voltando à região grave da pandemia, sem sequer realizar as competições microrregionais. Por outro lado, se tivéssemos a clareza da inviabilidade do evento e cancelado no início da pandemia, certamente muitos atletas e técnicos já teriam sido dispensados e as equipes desfeitas. Ainda que não fosse esse nosso planejamento, a busca pela realização de eventos permitiu a manutenção de atletas por um período mais longo. Vamos, portanto aproveitar esses recursos para auxiliar atletas, que é a decisão mais acertada no momento”, disse.

Assim que pronta a minuta, a Fesporte publicará os principais pontos da proposta e, quando aprovada, disponibilizará um manual contendo critérios, normas e procedimentos para os beneficiários.

Cancelamento do JASC

A edição de 2020 dos Jogos Abertos de Santa Catarina foi cancelada na última quarta-feira, 30, pela Fesporte, após reunião com membros do Conselho Estadual de Esporte (CED) e do Tribunal de Justiça Desportiva do Estado de Santa Catarina (TJD/SC). “Considerando o momento ainda estável nas ações de contenção do novo coronavírus, quando já atingimos o mês de outubro, e a inviabilidade técnica”, justificou a entidade, que chegou a lançar um manual para retomada das competições, mas entende que o momento ainda carece de cautela.

Em colaboração com o HCNoticias