Principal Últimas Em Destaque Farra do boi: Animal é encontrado preso e ferido em Navegantes
Farra do boi: Animal é encontrado preso e ferido em Navegantes

Farra do boi: Animal é encontrado preso e ferido em Navegantes

0
0

Apesar de criminosa, a farra do boi segue ocorrendo em Santa Catarina. Na manhã deste domingo (23), um animal foi encontrado amarrado e machucado no bairro São Pedro, em Navegantes. A Polícia Militar disse ter recebido diversas denúncias da prática na região ao longo da madrugada e precisou aumentar a fiscalização.

Nenhum flagrante ocorreu durante o período da noite embora os sinais típicos da prática tenham sido percebidos pelos agentes, que relataram algazarra nas ruas e pessoas soltando foguetes. Quando amanheceu, a PM recebeu nova denúncia de que um boi estaria na água.

— Então os policiais adentraram no porto seco e durante buscas encontraram o animal de médio porte amarrado embaixo de uma árvore com algumas marcas e machucados — informou o 25º Batalhão de Polícia Militar.

O animal foi recolhido e um boletim de ocorrência registrado. Os organizadores e os participantes do crime não foram identificados.

Animal de médio foi recolhido e levado para local seguro
Divulgação

Crime

Apesar de alguns defenderem que a farra do boi é parte da tradição açoriana, para a Justiça é crime desde 1998. Quem pratica pode ser condenado a detenção de três meses a um ano. A legislação também prevê multa na casa dos R$ 10 mil a quem promove ou divulga farra do boi e de R$ 100 mil a cada um dos participantes.

Segundo a Polícia Militar, as ocorrências do gênero caíram 89% no último feriado de Páscoa na comparação com o mesmo período do ano passado em Santa Catarina. Em 2019 foram 84 casos registrados pela PM; em .020, 59. Um destes casos ocorreu em Bombinhas e ganhou repercussão quando o animal era perseguido por farristas e se jogou em uma piscina.

Com informações do NSCTotal