Principal GERAL Falta de chuva pode comprometer abastecimento de água na região da Amurel
Falta de chuva pode comprometer abastecimento de água na região da Amurel

Falta de chuva pode comprometer abastecimento de água na região da Amurel

0
0

O volume de chuva esperado para a Santa Catarina durante o mês de abril seria em torno de 100 milímetros, conforme o técnico em hidrologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Guilherme Miranda. No entanto, as chuvas têm sido irregulares e abaixo da média.

Conforme o aviso hidrológico da Epagri/Ciram emitido nesta quarta-feira (25), há 12 rios em situação de emergência e alerta por conta da estiagem no estado. Na região da Amurel, as bacias hidrográficas do rio Tubarão, em Braço do Norte e São Martinho, se encontram em situação de emergência, com apenas 4 e 35 centímetros, respectivamente.

“A orientação é para que a população dessas cidades economize água, utilizando apenas o necessário para as atividades diárias até que os níveis dos rios voltem ao normal. A tendência é que a situação se agrave, pois ainda não há previsão de chuva significativa para os próximos dias”, explicou Miranda.

Previsão do tempo para os próximos dias

Para a quinta (26) e sexta-feira (27), o tempo segue seco com predomínio de sol em SC. A temperatura estará mais amena na madrugada e bem elevada durante o dia (grande amplitude térmica).

No sábado (28), a previsão é de sol, com aumento de nuvens em todo Estado. Podem ocorrer pancadas de chuva com descarga elétrica, bem isoladas, entre a tarde e a noite, devido à aproximação de uma nova frente fria. A temperatura segue elevada para época do ano.

A Epagri/Ciram alerta para condições de umidade do ar extremamente baixa em SC durante esses dias, com valores de 30% a 40% à tarde.

Tendência de 29 de abril a 7 de maio

Permanece com sol e temperatura elevada durante o dia em SC, devido à atuação da massa de ar seco e quente no Centro-Sul do Brasil. Entre o fim de abril e início de maio, podem ocorrer pancadas de chuva, sem valores significativos, devido à passagem de uma frente fria no mar. Logo após, a temperatura diminui, mas até o momento sem indicativo de frio intenso.

Foto: Folha O Jornal