Principal SAÚDE Entenda o que significa o conceito de Alimentação Saudável
Entenda o que significa o conceito de Alimentação Saudável

Entenda o que significa o conceito de Alimentação Saudável

0
0

Você sabe o que é uma alimentação saudável? De acordo com as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira (2008, 2014), uma alimentação saudável deve limitar a ingestão total de gorduras em menos de 30%, principalmente de saturadas (presentes no óleo de coco, na manteiga e nas carnes); eliminar gordura trans; ter elevado consumo de frutas, legumes, verduras e leguminosas, além de grãos integrais e oleaginosas; limitar o consumo de açúcar livre e de sódio (2000mg/dia) e diminuir o consumo de alimentos ultraprocessados.

Além disso, uma alimentação saudável envolve escolhas alimentares positivas, ou seja, o indivíduo deve ser capaz de identificar e escolher os alimentos que são mais benéficos para ele. Escolher alimentos de acordo com a sazonalidade (alimentos da época costumam ser mais saborosos e ter menos agrotóxicos), a regionalidade, optando por alimentos com produção o mais sustentável possível que, além de qualidade higiênico-sanitária, tenham qualidade biológica e nutricional.

Parece muita coisa, né? Mas a ideia é simples. Escolha alimentos produzidos na sua região, com inspeção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) ou outro órgão de controle higiênico-sanitário, e dê preferência para os alimentos da estação. Não temos uma lista completa desses alimentos na região Sul, mas a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), tem uma tabela muito interessante, disponível aqui. Nela você consegue ter uma ideia dos alimentos da estação da nossa região também.

Por Laura Volpato
Graduanda do curso de Nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)