Principal SAÚDE Entenda como utilizar a máscara caseira como medida de prevenção
Entenda como utilizar a máscara caseira como medida de prevenção

Entenda como utilizar a máscara caseira como medida de prevenção

0
0

Nesta semana, o combate contra a Covid-19 ganhou mais um aliado. Como medida de proteção, o uso de máscaras caseiras para todas as pessoas que necessitam sair de casa tornou-se recomendação. Esses produtos servem como barreira para que as gotículas de quem a utiliza não ultrapassem as camadas do pano. Só que a utilização, para ser eficaz, precisa seguir uma série de recomendações. Na última quinta-feira (2), o Ministério da Saúde emitiu uma nota informativa para reforçar esses cuidados.

A confecção de máscaras virou tendência. Diversas empresas e profissionais autônomos estão produzindo o equipamento para conseguir uma fonte de renda, como também ajudar a população, por meio de doações. De acordo com o manual divulgado pelo ministério, a medida é eficiente. “É um equipamento simples, que não exige grande complexidade na sua produção e pode ser um grande aliado no combate à propagação do coronavírus, protegendo você e outras pessoas ao seu redor”.

Mas é importante ressaltar que sozinhas as máscaras não conseguem brecar a pandemia e que a população deve sair de suas residências somente quando houver extrema necessidade. “Temos que fixar neste momento que o isolamento é a maneira mais importante para evitar a contaminação contra a doença, isso é o principal. Se acaso precisar sair, coloque a máscara, mas fique atento às recomendações”, salienta a gerente de saúde do município da Fundação Municipal de Saúde, Chaiana E. Mendes Marcon.

Requisitos necessários para confecção de máscaras
A nota afirma que, para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir as seguintes especificações:
• Ter pelo menos duas camadas de pano;
• Ser de uso individual;
• Serem confeccionadas de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos;
• Devem ser bem higienizadas;
• Terem uma medida compatível com o rosto: cobrindo totalmente a boca e nariz e serem bem ajustadas à face, sem deixar espaços nas laterais;

Saiba como utilizar a máscara caseira como medida de prevençãoUtilização das máscaras
É fundamental lavar as mãos com água e sabão antes de colocar ou/e retirar a máscara.
• Utilizar a máscara de maneira individual;
• Colocar o produto de maneira que proteja a boca e nariz, e que seja bem ajustada ao rosto;
• O uso inadequado pode transformar a máscara em vetor de contaminação, por isso, após colocá-la não se deve tocar na máscara. Ainda, não é recomendado tirar e colocar a máscara, nem que ela seja removida durante a fala;