Principal Últimas Embarque no Porto de Imbituba abre exportação brasileira de canola
Embarque no Porto de Imbituba abre exportação brasileira de canola

Embarque no Porto de Imbituba abre exportação brasileira de canola

0
0

O Porto de Imbituba está recebendo o primeiro grande embarque de canola para exportação do Brasil. As 9,5 mil toneladas dos grãos oleaginosos estão sendo alocadas no navio MP KAMSARMAX 1, atracado no Cais 2, e devem seguir nesta segunda-feira (20) para os portos de Dammam, na Arábia Saudita e Jebel Ali, nos Emirados Árabes Unidos.

“Estamos muito gratos por ser palco de mais um marco na logística nacional, e o sucesso de operações como esta e outras iniciativas que ocorreram ao longo do ano reafirmam a flexibilidade e capacidade do Porto de Imbituba para atender o mercado”, afirma o diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Fábio Riera.

A canola tem tradição agrícola concentrada no Rio Grande do Sul e produção ainda pequena no Brasil, mas que vem ganhando espaço em esquemas de rotação de culturas. Segundo a Conab, a previsão é de que a safra de 2021/2022 totalize aproximadamente 55 mil toneladas, 70% superior à de 2020/2021 (32,2 mil t).

Segundo a Comex Stat, base que concentra os dados do comércio exterior brasileiro, apenas em 2007 houve uma pequena exportação desta categoria de carga. Dessa forma, o embarque em andamento por Imbituba pode ser considerado como a primeira exportação nacional em quantidade significativa por via marítima.

Além da canola, o MP KAMSARMAX 1 está recebendo 9,9 mil toneladas de farelo de soja, somando um volume total de 19,4 mil toneladas embarcadas.

Com informações do Sul Agora