Principal Últimas Em 12h, Santa Catarina teve chuva acima do padrão de um mês de Junho inteiro
Em 12h, Santa Catarina teve chuva acima do padrão de um mês de Junho inteiro

Em 12h, Santa Catarina teve chuva acima do padrão de um mês de Junho inteiro

0
0

Durante a noite passada – dia 8 para 9 de Junho – a faixa Leste de SC teve a presença de nuvens muito carregadas trazendo excesso de chuva em algumas cidades entre o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Sul. Entre estas três regiões a chuva ocorreu entre 40 e 70 mm em muitas cidades, mas devido os morros característicos dessas regiões, algumas cidades tiveram chuva bem acima disso. 

O que ocorreu

Basicamente tivemos a ação de umidade vinda do mar – devido um ar frio sobre o oceano – e a queda da pressão atmosférica em níveis da atmosfera. Importante destacar que quando o vento vem do oceano ele traz um ar úmido que ao encontrar com os morros da região é obrigado a subir. Nesse processo há o resfriamento da massa de ar ajudando a formar nuvens de chuva. Quando temos queda da pressão atmosférica, estas nuvens ficam ainda mais carregadas trazendo em poucas horas, volumes muito elevados.

Fonte: Leandro Puchalski / NSCTotal

QUANTIDADE DE CHUVA

Para que vocês tenham ideia da grande quantidade de chuva ocorrida entre Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Sul, trago primeiro o que normalmente ocorre de chuva nestas regiões dentro de um mês de Junho. O volume é baixo em comparação a outros meses do ano. De maneira geral, temos neste mês algo entre 90 a 110 mm.

Só da terça-feira até a madrugada de quarta tivemos:

176 mm em Tubarão;

173 mm em Itajaí;

155 mm em Camboriú;

151 mm em Antonio Carlos;

130 mm em São João Batista;

115 mm em Tijucas

105 mm em Florianópolis (Continente).

O QUE ESPERAR DO TEMPO

Seguiremos com instabilidade atuando pelo Estado entre esta quarta e quinta. O volume mais elevado já ocorreu, mas ainda há chuva que mantém a necessidade de alerta para as regiões de riscos como encostas e áreas ribeirinhas. 

Nesta quarta-feira temos aberturas de sol em grande parte do Estado. Em muitas cidades o tempo será seco. Quem tem mais chance de chuva, sobretudo de manhã, é a faixa entre a Grande Florianópolis e o Sul.

Na quinta-feira, o deslocamento de um centro de baixa pressão deixará novamente o céu encoberto em todas as regiões com chance de chuva. Só poucas áreas com temporais. No final do dia, aberturas de sol ocorrem, mas muito do Oeste ao Planalto. 

A partir de sexta-feira uma nova massa de ar seco e frio avança trazendo sol para o estado até no fim de semana. Ar frio que deverá trazer noites e manhãs geladas. Previsão de geada e temperatura negativa na Serra durante o fim de semana.

Com informações de Leandro Puchalski / NSCTotal